Google Ads: o novo nome do Google Adwords
ACELERA DIGITAL
Por que o CEO do Google não incluiu o Google Ads (o famoso Adwords) como uma das suas 3 grandes áreas de faturamento?
De ante mão é isso que eu vou lhe explicar agora.
Ao anunciar os resultados do primeiro trimestre de 2018, o CEO do Google concentrou-se no que chamou de:
“nossas 3 grandes áreas: Nuvem, YouTube e Hardware”
Sundar Pichai
Assim, a maior fonte de renda do Google, ficou fora dos holofotes dessa divulgação de resultados.
Pichai disse, no entanto, que a empresa está:
“empolgada com a oportunidade ainda considerável de publicidade nas buscas liderada pelos dispositivos móveis.”
E deixou o público ainda mais curioso ao dizer que “temos planos para melhorar a experiência do usuário e do anunciante”.
Mas agora sabemos do que ele estava falando: Google Ads!
Essa é a nova marca do já conhecido, e famoso, Google Adwords.
O QUE TEM DE NOVO NO GOOGLE ADS
Em 24 de julho de 2018, o Google AdWords passou a se chamar Google Ads.
A nova marca representa toda a variedade de tipos de campanha disponíveis atualmente.
Incluindo as campanhas de vídeo e das redes de pesquisa e de Display.
Sabe qual é a explicação do Google para essa mudança?
É que o mundo mudou tanto nos 18 anos desde que o Google Adwords foi lançado que chegou a gora de:
- reorganização
- re-brand
- relançamento
Esses esforços aparentemente envolvem mudanças substanciais no Google Adwords que agora se chama Google Ads.
NOVO LOGOTIPO DO GOOGLE ADS
E claro, há um novo logotipo!
O Google postou um .GIF gigantesco que substitui o antigo logotipo do Google AdWords e agora é o novo símbolo de anúncios do Google.
Novo logotipo do Google Ads
Infelizmente, não há explicação para o simbolismo do novo gráfico. Visto que é menos angular e mais arredondado do que seu antecessor.
Imagino que tenha relação com mais flexibilidade, simplicidade e fluidez.
COMBINAÇÃO DE PRODUTOS GOOGLE
De acordo com Google Marketing Platform”.
O DoubleClick for Publishers e o DoubleClick Ad Exchange se tornam uma “plataforma programática completa e unificada”.
Apelidada de “BOOM de lançamento dessas novidades) pois assim é possível ajudar ainda mais os parceiros do Google a aumentar as receitas de forma mais eficiente, seja através de vídeos, jogos ou qualquer tipo de conteúdo.
05 COISAS QUE O GOOGLE ADS AGORA FAZ AUTOMATICAMENTE
Vamos analisar as ferramentas automatizadas na plataforma do Google Ads e descrever como a automação “inteligente” funciona
Do mesmo modo vamos ver o que os profissionais de PPC e gerentes de contas podem fazer para melhorar ainda mais os resultados.
O Google Ads (antes conhecido como Google AdWords) sempre teve atualizações frequentes de produtos.
Conheça a nova experiência do Google Ads! Saiba como navegar na sua conta:
Mas com as melhorias contínuas no aprendizado de máquina (Machine Learning), parece que todos os meses traz novos recursos automatizados, além dos recursos manuais que esperamos.
Essas automações são empolgantes porque prometem resultados semelhantes com menos trabalho.
Contudo as máquinas não podem fazer tudo que os profissionais de pay-per-click (PPC) podem fazer, e as máquinas e os seres humanos costumam ter o melhor desempenho quando trabalham juntas.
Assim, para ajudar você a entender melhor o que é possível com as ferramentas automatizadas atuais dos Anúncios do Google, veja um resumo do que o Google Ads oferece:
1 CAMPANHAS INTELIGENTES
Há um novo recurso de “Campanhas inteligentes” que funciona em vários serviços do Google e emprega aprendizado de máquina (machine learning) para que as pequenas empresas possam criar rapidamente suas campanhas.
A campanha inteligente (ou Smart Campaign) agora é o tipo de campanha padrão no Google Ads que você pode criar anúncios em minutos, alcançar clientes relevantes e continuar focando no que mais importa que é o seu negócio.
Assista no vídeo abaixo o que o próprio Google fala sobre as Campanhas Inteligentes do Google Ads:
Provavelmente essa mudança (novidade) chegou para facilitar o processo de criação de campanhas no Google Ads, que foi por muito tempo um grande limitador para os novos anunciantes.
Até pouco tempo atrás era bem complicado, para alguém iniciante na ferramenta do Google Adwords, criar e gerenciar uma simples campanha. Mas parece que agora tudo ficou mais fácil.
O QUE É AUTOMATIZADO
Além da segmentação automática e dos lances automatizados com base em metas, as Campanhas Inteligentes vão em breve automatizar a geração de anúncios e páginas de destino com base em dados do Google Meu Negócio (GMB), além de algumas imagens selecionadas pelo usuário.
Esta é mais uma etapa de como o gerenciamento estruturado de dados (por exemplo, gerenciar os detalhes da sua empresa no GMB) está se tornando uma habilidade essencial para o domínio da publicidade on-line.
O QUE AINDA É FEITO MANUALMENTE
Os orçamentos, a localização de segmentação e o idioma podem ser gerenciados pelo anunciante.
Mas, de maneira realista, eles não são alterados com frequência depois que a campanha é configurada.
Dessa forma o gerenciamento será mínimo.
É possível que os resultados superiores prometidos por esse tipo de campanha incentivem os anunciantes a explorar mais opções.
Bem como se aventurarem nos tipos de campanha mais tradicionais quando estiverem prontos para fazer ainda mais com o marketing digital.
2 CAMPANHAS UNIVERSAIS PARA APPS
Lançadas em maio de 2015, as Campanhas universais para apps são um tipo de campanha automatizado que ajuda os anunciantes a obter mais instalações de seus aplicativos ou gerar conversões no aplicativo.
Se me lembro bem, é o primeiro tipo de campanha totalmente automatizado no Google Ads.
Depois de configurada, existem poucas coisas que os anunciantes podem otimizar.
O QUE É AUTOMATIZADO
O Google gerencia lances, segmentação e criativos e trabalha para alcançar o máximo de resultados para a meta desejada dentro do orçamento definido pelo anunciante.
O sistema aproveita os dados estruturados da lista de aplicativos do anunciante no Android ou iOS para automatizar os elementos do criativo.
O QUE AINDA É FEITO MANUALMENTE
Para iniciar uma campanha universal de apps os anunciantes selecionam:
- um orçamento diário
- um custo alvo por resultado
- segmentações por local e idioma
O Google também solicita
Fonte: aceleracaodigital.com/google-ads-o-novo-google-adwords