Como realizar um briefing eficiente para gerar resultados
PROFISSAS
Podemos definir briefing como a reunião de todas as informações relevantes sobre um determinado cliente, com o foco em desenvolver um plano de ação de acordo com as expectativas e objetivos do mesmo.
Em outras palavras, o briefing é o processo no qual conhecemos o seu cliente.
Apesar do conceito do briefing não ser muito difícil de entender, aplicá-lo nos processos de sua empresa pode ser um pouco mais complicado. Principalmente se sua empresa trabalha com gestão de redes sociais, Facebook Ads ou/e Inbound Marketing.
Todos esses aspectos, seja para sua empresa ou para terceiros, necessitam de informações específicas que apenas um briefing eficiente pode levantar.
Portanto, realizar um briefing que funcione de verdade envolve o levantamento de uma série de informações, muitas vezes subjetivas, que devem ser analisadas e organizadas de uma forma clara, sempre alinhando os objetivos do cliente com as ações que devem ser tomadas dentro de sua empresa.
Afinal, um briefing não pode ser tão simples a ponto de não recolher todas as informações necessárias, e nem tão complexo a ponto de desperdiçar tempo e recursos da empresa com informações que não serão utilizadas.
Baseados em nossa experiência aqui na Profissas, separamos para vocês algumas dicas sobre como tornar o processo de briefing de sua empresa realmente eficiente, onde não há escassez de informação nem desperdício de tempo e recursos.
Vamos lá?
1. Tenha foco
Na hora de fazer o briefing, tenha sempre em mente que você está ali para entender as expectativas do seu cliente, não o contrário.
Pode parecer óbvio, mas não é muito difícil encontrar casos onde quem está fazendo o briefing fica tão empolgado com as ideias em si, que acabam não deixando abertura para o cliente expor quais são seus objetivos e expectativas com relação ao projeto. (Caso deseja se aprofundar mais nessa área, indicamos este capítulo do livro: A empresa com foco no cliente)
2. Conheça o cliente
O seu cliente é tímido ou é daqueles que já deixa claro desde o início o que quer?
Durante o briefing é importante lembrar que o cliente é uma pessoa e, portanto, pode acontecer de suas características pessoais interferirem um pouco na comunicação entre vocês.
Por isso pesquisa o máximo possível sobre o cliente, e assuma que é o seu papel conseguir extrair todas as informações necessárias para realização do projeto.
3. Leia as entrelinhas
É comum encontrarmos pessoas que, por mais boa vontade que tenham, não conseguem transmitir de forma clara quais são seus objetivos ou mesmo fornecer dados mais específicos sobre sua empresa.
Nestes casos procure ler as entrelinhas, que são aquelas informações que o cliente não passa diretamente, mas sim indiretamente.
Muitas vezes essas são as informações mais relevantes.
4. Organize as informações em um só lugar
Como em um briefing informações de vários tipos podem ser recolhidas, como dados de mercado ou valores da empresa, é fácil se perder em meio a tanta variedade e acabar acreditado que a melhor opção é separar cada tipo de informação em um lugar diferente.
Mas na verdade essa prática só torna o processo “pós briefing” mais trabalhoso, uma vez que você vai precisar recolher todas essas informações no futuro.
Aqui na Profissas a melhor maneira que encontramos foi deixar todas as informações sobre os nossos clientes de Inbound Marketing e gestão redes sociais em uma planilha no Google Sheets, mas você pode usar a ferramenta que melhor funcione para você e sua equipe.
5. Torne o briefing acessível
De nada adianta coletar as melhores informações do mundo se a sua equipe (ou mesmo você) não vai conseguir acessá-las no futuro.
Tornar um briefing acessível não significa apenas disponibilizar o arquivo, mas também deixar a linguagem clara para que sua equipe possa entender e trabalhar com essas informações.
Essas são dicas realmente simples, mas que mesmo assim muitas empresas ainda negligenciam e acabam desperdiçando recursos que poderiam ser investidos em outras áreas da empresa.
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