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28 Fatores de Otimização de Landing Pages para Turbinar Suas Conversões


ACELERA DIGITAL

Você quer aumentar as conversões das suas Landing Pages?

Tenho certeza que sim, pois boas taxas de conversão são sempre bem-vindas para qualquer negócio.

Mas antes de ver as dicas de otimização para melhorar a conversão das suas páginas, vamos começar entendo o básico.

O que são Landing Pages?

Landing Pages são páginas de entrada ou páginas de destino.

É através dessas páginas que o visitante chega no seu site, seja através de um anúncio, uma busca no Google, um email-marketing ou ações em redes sociais.

“Landing Pages são páginas com um único objetivo bem claro.”

Essas páginas podem ser também alguns artigos do seu blog ou até a sua página principal, caso ela seja uma das páginas que mais recebe acesso de visitantes novos.

Vale lembrar que a melhor forma de receber novos visitantes é através de Landing Pages criadas com objetivos específicos, como o download de um eBook ou um curso gratuito por email.

Portanto, ter a página principal como Landing Page NÃO é uma boa prática.

Uma Landing Page bem otimizada vai receber mais tráfego, minimizar a saída dos visitantes (bounce rate) e aumentar as conversões (ROI).

Por isso, podemos entender como Landing Pages as páginas de captura de email e páginas de venda.

Pois nesses casos existe um único objetivo na página com o intuito de gerar uma conversão que pode ser um novo email capturado (lead) ou uma nova venda (cliente).

Uma manchete (título) bem feita faz toda a diferença!

E por que manchete? Isso não soa um pouco ultrapassado?

Sim, mas deixa eu te contar uma história.

Em 1958, um homem demorou 3 dias andando dentro de uma fábrica de carros tentando encontrar uma proposta de valor poderosa para usar no seu anúncio.

Mesmo depois de falar com os engenheiros por horas, ele ainda não tinha encontrado a tal “proposta única de valor” que ele estava procurando para chamar a atenção dos seus leitores.

O dia estava para acabar e o homem frustrado entrou no seu carro, um Rolls-Royce feito à mão, com linhas modernas para época.

Enquanto ele se dirigia ao aeroporto, começou a escutar um barulho repetitivo vindo de algum lugar de dentro do carro.

TICK…, TICK…, TICK…, TICK…

O homem no carro era David Ogilvy, um famoso publicitário conhecido como o pai da propaganda.

Ele perguntou ao motorista: “Que barulho é esse?” E o motorista respondeu: “Isso é apenas o barulho do relógio elétrico.”

Naquele momento David Ogilvy criou – o que foi considerada na época – a mais famosa manchete de jornal (título) da indústria da publicidade.

“A 100 Km/h, o barulho mais alto nesse novo Rolls-Royce vem de um relógio elétrico.”

Esse é um título (headline) que você pode se sentir dentro do carro e imaginar a sensação de acelerar fundo um Rolls-Royce ouvindo apenas o tik… tik… do relógio.

Veja abaixo o famoso anúncio de David Ogilvy que, depois do sucesso do anúncio, admitiu que na verdade ele usou a frase de uma revista de automóveis chamada “The Motor”.

David Ogilvy   Rolls Royce

A questão é a seguinte:

Sua Landing Page só tem 5 segundos para prender a atenção do visitante, assim como fazia um anúncio impresso em 1959.

E para te ajudar com esse assunto, reuni abaixo os fatores mais importantes para você começar a  entender mais sobre Otimização de Landing Pages.

28 FATORES DE OTIMIZAÇÃO DE LANDING PAGES PARA TURBINAR SUAS CONVERSÕES

Podemos analisar muita coisa quando falamos de otimização de Landing Pages, mas nesse artigo vamos ver os fatores agrupados em 8 categorias:

COPY PARA LANDING PAGES

Copy para Landing Pages

Para quem ainda não sabe do que se trata, copy é a abreviação de copywriting, que é a arte de escrever textos persuasivos que geram emoções e conduzem o leitor a realizar uma ação.

Agora que já sabemos o que é uma copy, vamos ver os fatores dentro da copy que influenciam na conversão das suas Landing Pages:

1 TÍTULOS

O título passa de maneira clara qual é a sua oferta e por que o visitante precisa da sua solução?

Todo título de Landing Page deve ter os 3 elementos a seguir:

Foco – Um bom título não pode ser vago. Tem que ser preto no branco, sem floreio. Simplicidade e objetividade.

Relevância – O título precisa estar em sintonia com a oferta da página.

Benefícios – Um título eficaz destaca logo qual é o problema que a sua oferta resolve e os benefícios que ela gera para o visitante.

Para criar títulos que convertem, dá uma conferida no artigo: “Como Escrever Títulos Memoráveis que seus Clientes vão Amar, Ler e Clicar”.

Veja na Landing Page do Airbnb para anfitriões como um título pode ser bem objetivo e claro.

Anfitrião do Airbnb

2 SUBTÍTULO

    • O subtítulo possui a sua Proposta Única de Valor?
    • Ele fornece ao visitante ainda mais clareza da oferta contida na página?
    • E além disso, o subtítulo está considerando o objetivo único da página?

Abaixo, nessa outra Landing Page do Airbnb, o subtítulo apresenta exatamente o que o visitante pode esperar caso ele aproveite a oferta.

Experiências Airbnb

3 LEITURA

    • O visitante pode facilmente ler as informações da sua página?
    • As fontes são grandes o bastante e se diferenciam entre si?
    • A fonte escolhida provém uma leitura rápida e fácil?

E por fim, coloque-se como um leitor preguiçoso, ainda assim você consegue entender a oferta?

4 URGÊNCIA

    • Sua Landing Page cria um senso de urgência que remete à ação?
    • Ela gera emoções como “medo” e “perda” (medo de perder uma oportunidade)?

O uso de “contadores de tempo” pode ser usado em alguns casos ou também a escassez de vagas para o seu curso podem gerar esse senso de urgência.

IMAGEM PARA LANDING PAGES

Imagem para Landing Pages

5IMAGEM COM MENSAGEM CLARA

    • Tem alguma imagem na sua página com alguém usando o seu produto ou serviço?
    • A imagem retrata a proposta única de valor da oferta?

A seguir temos um ótimo exemplo de imagem que fortalece a mensagem que a página deseja passar:

Q48h em Ação

6 TEXTO ALTERNATIVO (alt+text)

Você preenche esse campo na hora de subir a sua imagem?

Adicionar o texto alternativo para a imagem é um dos requisitos de SEO – otimização para mecanismos de busca – e por isso não pode ser esquecido.

Olha o que o Marketingdeconteudo.com tem a falar sobre o Alt+Text.

Veja abaixo onde você pode preencher o texto alternativo dentro da edição da imagem dentro do wordpress:

Texto Alternativo WordPress

7 RELEVÂNCIA

    • Sua imagem colabora com o objetivo único da sua página?
    • Sua imagem é relevante para a oferta?

8STORYTELLING

A imagem da sua Landing Page carrega alguma emoção? Conta uma história que toca o coração do visitante?

A página do Médico Sem Fronteiras é um exemplo de que uma imagem vale mais do que mil palavras.

MSF Storytelling

9 CORES

    • As cores da sua Landing Page foram escolhidas considerando a psicologia das cores?
    • Elas passam as mensagens que o seu negócio quer passar?
    • A sua página possui cores de acordo com a identidade visual do seu negócio?

Veja o que a Viver de Blog tem a dizer sobre a psicologia das cores!

CALL-TO-ACTION PARA LANDING PAGES

CTA para Landing Pages

CTA é a mesma coisa que “chamada para ação”, nesse caso das Landing Pages o call-to-action é o botão de ação, o botão que o usuário deve clicar ou os campos que ele deve preencher para que a conversão aconteça.

10 DESIGN CLARO

O seu botão (CTA) está se destacando na página? As cores geram o contraste suficiente para que o botão fique em evidência?

Goffi Design Claro

11 MENSAGEM CLARA

Procure evitar CTAs genéricos e batidos como “inscreva-se” ou “clique aqui”.

Seja o mais específico possível na sua mensagem.

Neil Patel usa muito bem a chamada para ação: “Neil, me ensine a vender mais!

Neil Patel Mensagem Clara

DESIGN PARA LANDING PAGES

Design para Landing Pages

12 NAVEGAÇÃO

Landing Pages quase nunca precisam de um menu de navegação, salvo algumas situações como páginas de venda de serviços B2B que precisam mostrar muitas informações.

Mas no geral, visto que temos um objetivo único na página, por que deveríamos colocar um menu para sugerir uma saída para os visitantes?

13 DESIGN RESPONSIVO

Sua Landing Page precisa ser responsiva.

As pessoas estão usando o celular para tudo a toda hora. O crescimento do acesso à internet via dispositivos móveis cresce a cada dia.

Uma página responsiva é aquela que responde a qualquer dispositivo, ou seja, não importa de onde for o acesso a página vai ser vista perfeitamente.

Saiba mais sobre as vantagens de um site novo e responsivo!

14 TAMANHO

    • Como saber qual é o tamanho certo da sua Landing Page?
    • Tem que ser curta ou deve necessariamente ser enorme?

Isso vai depender do tipo de conteúdo que você aborda e também do conteúdo específico da página.

A única forma é fazer testes para descobrir qual versão da página que gera uma taxa de conversão melhor.

No site CrazyEgg  temos exemplos de Landing Pages menores com uma conversão ótima e também casos onde uma página muito maior gerou uma taxa de conversão 30% melhor que o tamanho menor.

15 LOGO

Uma Landing Page normalmente tem um logotipo no topo (quase sempre à esquerda) com um link que conduz o visitante para a página principal do site.

Esse é o único caminho de saída que podemos oferecer em uma Landing Page, pois se o visitante quiser continuar no seu site nós temos que dar essa opção.

Andy Crestodina da Orbit Media Studios pesquisou os melhores 50 sites e achou o seguinte:

“100% dos sites pesquisados possuem o logotipo clicável no topo à esquerda de todas as páginas do site. Isso é um padrão.”

16 RODAPÉ

A navegação do menu no rodapé foi retirada da sua página?

Assim como o menu do topo, o menu do rodapé não deve aparecer nas suas Landing Pages. No máximo links burocráticos como “Termos de Uso” e “Políticas de Privacidade.

FORMULÁRIO PARA LANDING PAGES

Formulários para Landing Pages

17 QUANTIDADE DE CAMPOS

O tamanho do seu formulário já foi testado?

Sei que fazer Testes A/B, como o time da Resultados Digitais já comentou, pode ser prematuro no caso de quem está iniciando pela volume baixo de visitas.

Mas se for o seu caso, faça testes simples como mostrar 2 versões diferentes de um formulário para uma pessoa de confiança.

    • Pergunte o que ela achou?
    • Ela ficou com preguiça de responder?
    • Não entendeu um dos campos?

Agora, se você já tem um volume de visitas e pretende fazer um teste de conversão, você pode usar essa Calculadora de Testes A/B.

18 MAIS DE UMA ETAPA

Os formulários podem ser criativos e conduzir o visitante por uma jornada atraente de pequenas perguntas que, ao final, pede os dados mais importantes.

Nós queremos terminar o que começamos. Sempre!

Ainda mais quando sabemos que após preencher alguns dados vamos receber algo importante por email, assim as chances de preenchimento aumentam bastante.

Dica: Faça perguntas simples mas primeiras etapas do formulário, mesmo que algumas dessas perguntas não lhe sirvam de muita coisa mas que sejam relevantes para seus visitantes.

Segue um exemplo do site Personagem que oferece o horóscopo por email.

Personare Formulário Etapas

Dica2: O Plugin Optimizepress oferece um recurso muito bom na criação de Landing Pages que é o botão de overlay.

Esse botão, quando clicado, abre um pop-up com os campos do formulário.

Assim o visitante já demonstrou interesse na oferta e, ao ver os campos, está bem mais apto a preencher seus dados.

Veja um exemplo desse botão de overlay dentro da Landing Page do eBook: “Como Garantir Seu Lugar na Internet”.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO PARA LANDING PAGES

Experiência do Usuário para Landing Pages

19 DISPOSITIVOS MÓVEIS

Você realizou testes de usabilidade da sua Landing Page nos dispositivos móveis como celulares e tablets?

Além de possuir um design responsivo (como vimos acima), faça testes em todos os dispositivos, principalmente os dispositivos móveis, para saber se tudo está funcionando bem.

20 ELEMENTOS FUNCIONAIS

O que é isso? São os elementos da sua Landing Page que possuem alguma função ou ação.

Como o botão, por exemplo.

É essencial garantir que o link do botão está correto, assim como qualquer outra funcionalidade da página. Teste o funcionamento de cada detalhe da sua página.

21 PÁGINA DE OBRIGADO

A sua página de agradecimento, ou seja, o momento posterior ao visitante preencher o formulário ou clicar no botão, deve ser bem estruturada.

A página de obrigado da sua Landing Page deve entregar exatamente o que o visitante espera e quais são os próximos passos, agora ele já interagiu com a sua oferta.

Veja o exemplo da página de obrigado de um eBook:

Experiência do Usuário   Página de Obrigado

22 DETALHES DA CAPTURA

Assim como a página de obrigado, todos os elementos do seu box de captura – local onde ficam os campos do formulários e seus textos explicativos – devem passar claramente o que o visitante vai receber.

Informação clara e de fácil compreensão.

OBJETIVO CLARO PARA LANDING PAGES

Objetivo Claro para Landing Pages

23 TESTE DO PISCAR DE OLHOS

Sua Landing Page passa no teste dos 5 segundos?

Simples assim, se o visitante não consegue descobrir o objetivo único da página de maneira clara e rápida, é preciso fazer ajustes.

24 PROPOSTA ÚNICA DE VALOR (PUV)

De novo? Sim, a sua PUV deve ser lembrada em todos o momentos da sua Landing Page.

Na sua Copy (título, subtítulo etc), na imagem e no call-to-action.

Todos os elementos devem contribuir para passar – da melhor forma possível – a sua Proposta Única de Valor.

25 SEM DISTRAÇÕES

Você encontra espaços em branco na sua Landing Page? Seu design é limpo e espaçado de modo que os elementos mais importantes ganham relevância?

Vamos analisar o exemplo abaixo feito pelo site InstaPage:

Instapage Sem DistraçõesCONFIANÇA PARA LANDING PAGES

Confiança para Landing Pages

26 PROVA SOCIAL

    • Existe alguma informação sobre outras pessoas ou empresas que estão usando o seu produto/serviço?
    • Seu negócio já saiu na mídia?
    • Tem algum cliente “de peso” que mereça destaque?

Saiba mais sobre a Prova Social, e veja esse exemplo do Basecamp que mostra como – só na semana passada – mais de 7mil pessoas começaram a usar seus serviços.

Basecamp Prova Social

27 DEPOIMENTOS

A evidência de que outras pessoas estão interagindo com o seu negócio é fundamental para mostrar credibilidade ao visitante.

Segue um exemplo onde a empresa Highrise fez uma otimização de Landing Page – trazendo um depoimento com foto – e conseguiu aumentar sua taxa de conversão em mais de 102%:

Basecamp Depoimentos

28 CONVINCENTE

    • Os depoimentos dos seus clientes são reais?
    • Eles passam a credibilidade necessária?

Precisando de ajuda para coletar seus depoimentos, acesse: “Como Construir Depoimentos Poderosos com Perguntas Inteligentes”.

CONCLUSÃO

Ufa!-) Realmente são muitos fatores que devemos considerar na hora de montar uma Landing Page para turbinar as conversões.

Mas não se preocupe, você pode ir com calma.

Pegue um dos fatores e comece a otimizar. Um por um.

E lembre-se:

Tenha muito clara a sua Proposta Única de Valor.

Não poderia deixar de comentar de novo sobre a ferramenta que usamos aqui na Aceleração Digital para criar Landing Pages profissionais: o Plugin Optimizepress!

Com o Optimizepress fica muito fácil criar novas páginas – em poucas horas – considerando todos os aspectos profissionais de uma Landing Page.

E você, tem otimizado suas Landing Pages considerando algum desses fatores acima?

Até o próximo artigo. #penatabua ➟ Acelera!

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Fonte: aceleracaodigital.com/otimizacao-landing-pages


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

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