ACADEMIA COMEMORA 10 ANOS E PREPARA FESTA
A PÉROLA DO MAMORÉ – ALUÍZIO DA SILVA
A Academia Guajaramirense de Letras (AGL) comemora no próximo dia 12 deste mês de setembro, 10 anos de fundação.
A entidade, na verdade, foi criada no dia 20 de agosto de 2009, mas só instalada oficialmente em 12 de setembro daquele ano.
Seu primeiro presidente foi o advogado, empresário e escritor Paulo Cordeiro Saldanha e atualmente a presidência está sob o comando da professora e doutora Maria Cristina Victorino de França.
Entre os nomes dos Membros-Fundadores da entidade, constam o do ex-prefeito e oficial da RR do Exército Brasileiro Dulcio da Silva Mendes, do professor e doutor Dorosnil Alves Moreira, do administrador é jornalista Aluízio da Silva, da jornalista Minerva Soto, do Policial Militar Edson Almeida, da professora e historiadora Maria Tereza Merino Chamma, dentre outros.
Hoje, novos membros integram a Academia, tendo sido admitidos por indicações de membros da entidade e depois da respectiva aprovação pelos pares. Nomes de Guayaramerin e Riberalta, na Bolívia, assim como também da capital, Porto Velho, também integram a Academia.
A presidente Maria Cristina, com o apoio dos demais membros, está elaborando uma grande programação para marcar esses 10 anos da Academia.