Educação

Você já ouviu falar em Inbound Marketing?


O Inbound Marketing parte do princípio de que, em tempos de acesso rápido e livre a praticamente qualquer tipo de informação, é necessário atrair pessoas através de conteúdo de qualidade e criar uma relação de confiança entre empresa e consumidores – antes mesmo que o produto seja oferecido.

Não há mais sentido tentar atrair a atenção de consumidores com anúncios por todos os lados e estratégias agressivas como as campanhas de telemarketing. A realidade é que, com a internet, os consumidores de hoje já não são os mesmos de alguns anos atrás, quando não existia tanta informação disponível e todos tinham que confiar cegamente no que os vendedores diziam.

É ai que o Inbound Marketing se diferencia das outras estratégias convencionais de marketing. Ao invés de simplesmente forçar as pessoas a verem publicidades que elas não pediram para ver, primeiramente se oferece conteúdo de qualidade, educando-os e fazendo com que elas se interessem por seus produtos. Desta forma se agrega valor a marca e faz com que esses consumidores retornem quando precisarem de ajuda ou quiserem comprar algo ou contratar algum serviço.

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Para criar confiança, as empresas têm investido cada vez mais na relação da empresa com seus consumidores. Isto é feito através de artigos em blogs, campanhas em redes sociais, newsletters, e vários outros meios que irão depender basicamente do objetivo de cada empresa.

Uma vez que os potenciais consumidores forem atraídos através do conteúdo, trabalha-se para que eles se tornem visitantes frequentes e eventualmente se tornem clientes satisfeitos e leais ao produto ou serviço.

O Inbound Marketing não é o futuro do marketing, e sim o presente. Multinacionais como Starbucks e Dell já investem pesado nesta forma de marketing e têm obtido ótimos resultados. Em 2013, cerca de 60% das empresas americanas e europeias já adotavam inbound marketing como parte de suas estratégias.

Parece óbvio agora, mas demorou muito para o mercado entender que a melhor forma de conquistar a confiança de consumidores é criando uma relação saudável com eles, e não os forçando a ver publicidade por todos os lados. No Brasil a estratégia é pouco conhecida e ainda existem poucas empresas que trabalham com inbound marketing.

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Fonte: www.profissas.com.br/voce-ja-ouviu-falar-em-inbound-marketing


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

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