Você já ouviu falar em Inbound Marketing?
O Inbound Marketing parte do princípio de que, em tempos de acesso rápido e livre a praticamente qualquer tipo de informação, é necessário atrair pessoas através de conteúdo de qualidade e criar uma relação de confiança entre empresa e consumidores – antes mesmo que o produto seja oferecido.
Não há mais sentido tentar atrair a atenção de consumidores com anúncios por todos os lados e estratégias agressivas como as campanhas de telemarketing. A realidade é que, com a internet, os consumidores de hoje já não são os mesmos de alguns anos atrás, quando não existia tanta informação disponível e todos tinham que confiar cegamente no que os vendedores diziam.
É ai que o Inbound Marketing se diferencia das outras estratégias convencionais de marketing. Ao invés de simplesmente forçar as pessoas a verem publicidades que elas não pediram para ver, primeiramente se oferece conteúdo de qualidade, educando-os e fazendo com que elas se interessem por seus produtos. Desta forma se agrega valor a marca e faz com que esses consumidores retornem quando precisarem de ajuda ou quiserem comprar algo ou contratar algum serviço.
Para criar confiança, as empresas têm investido cada vez mais na relação da empresa com seus consumidores. Isto é feito através de artigos em blogs, campanhas em redes sociais, newsletters, e vários outros meios que irão depender basicamente do objetivo de cada empresa.
Uma vez que os potenciais consumidores forem atraídos através do conteúdo, trabalha-se para que eles se tornem visitantes frequentes e eventualmente se tornem clientes satisfeitos e leais ao produto ou serviço.
O Inbound Marketing não é o futuro do marketing, e sim o presente. Multinacionais como Starbucks e Dell já investem pesado nesta forma de marketing e têm obtido ótimos resultados. Em 2013, cerca de 60% das empresas americanas e europeias já adotavam inbound marketing como parte de suas estratégias.
Parece óbvio agora, mas demorou muito para o mercado entender que a melhor forma de conquistar a confiança de consumidores é criando uma relação saudável com eles, e não os forçando a ver publicidade por todos os lados. No Brasil a estratégia é pouco conhecida e ainda existem poucas empresas que trabalham com inbound marketing.
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Fonte: www.profissas.com.br/voce-ja-ouviu-falar-em-inbound-marketing