EXTRATIVISTAS DE GUAJARÁ E COSTA MARQUES QUEREM REATIVAR REPRESENTAÇÃO DA OSR
A PÉROLA DO MAMORÉ – ALUÍZIO DA SILVA DRT/RO 549
Extrativistas dos municípios de Guajará-Mirim e Costa Marques iniciaram uma luta para o retorno da representação da OSR (Organização dos Seringueiros de Rondônia) na cidade de Guajará-Mirim.
No último dia 25, com a presença de extrativistas de Costa Marques, um grupo de pessoas ligadas ao setor estiveram esteve reunido em Guajará-Mirim debatendo o assunto.
O primeiro passa para alcançar o objetivo inicial foi dado com a formação de uma Comissão para organizar os trabalhos. Estiveram presentes representantes da ASAEX -Associação do Extrativistas da Resex do Rio Ouro Preto;; AGUAPE – Associação dos Seringueiros do Vale do Guaporé, de Costa Marques; AGEBAM – Associação dos Extrativistas da Resex Federal Barreiro das Antas; PRIMAVERA – Associação dos Extrativistas da Resex Estadual do Rio Pacaás Novos; ASROP – Associação da Resex Federal do Rio Ouro Preto; ASAGUAM – Associação dos Açaizeiros de Guajará-Mirim; e a COOP VIDA NOVA – Cooperativa dos Extrativistas de Guajará-Mirim.
O líder extrativista José Avilhaneda Amuntari foi escolhido pelos presentes para assumir a presidência da Comissão.A Comissão dispõe de 90 dias para fazer o encaminhamento dos problemas e respectivas sugestões para solução.
Avilhaneda disse que irão trabalhar para concluir o trabalho em 30 ou 40 dias. E ressaltou a importância a volta da OSR por que a entidade representa o povo extrativista e serve como canal de reivindicação dos povos da floresta