Guajará Mirim

EXTRATIVISTAS REALIZAM DIA 15 O ÚLTIMO CAFÉ DE 2019


A PÉROLA DO MAMORÉ

Os extrativistas de Guajará-Mirim realizam no próximo dia 15 o último Café dos Extrativistas no ano de 2019.

A informaçao foi dada por José Maria dos Santos, um dos líderes do movimento dos antigos seringueiros e membro da Comissão Organizadora do evento.

Criado há 5 anos com o objetivo de reunir novos e antigos habitantes da floresta no municipio, o Café dos Extrativistas ocorre uma vez por mes, ocasião em que a velha e nova geração se reúne e trocam ideias, conversam sobre suas vidas nos seringais e relembram momentos marcantes de suas vidas.

Ultimamente o evento vem ocorrendo no Clube dos Inativos, no bairro da Liberdade, local onde foi confirmada a realizaçao desta última edição de 2019.

Neste ano, os inativos tiveram significativas perdas de membos da categoria, como do comerciante etecladista Ademir de Oliveira,  do Grupo Musical “Os Coroas do Baile”, que anima com músicas o evento. Mais recentemente, perdeu a figura de Torquato Rodrigues, o Torquatinho, que era sogro do falecido Ademir, e um dos mais antigos seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Pacaás Novos.

Torquatinho tinha 82 anos de idade, natural do Acre, mas ainda criança veio para Guajará-Mirim e viveu toda sua vida nos seringais. Antes, já havia perdido sua companheira de mais de 60 anos, dona Zulmira.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo