Educação

Como atrair visitantes para seu site sem gastar um centavo?


Que a verdade seja dita: atrair visitantes para um site que está começando “do zero” não é tarefa fácil.

Ainda mais em uma época em que milhares de páginas são criadas todos os dias – consequência da facilidade ao acesso de recursos pelo público geral -, conseguir um lugar ao sol na imensidão de informações da internet definitivamente não é tarefa fácil.

Mas também não é impossível.

Apesar da disponibilidade de ferramentas fáceis e gratuitas para a criação e divulgação de um site, um fator que – ainda – não pode ser conseguido de forma tão fácil é o conhecimento.

Entende-se como conhecimento a metodologia usada, que não depende da ferramenta, mas sim nos meios utilizados para um certo objetivo.

E se o seu objetivo é atrair visitantes para o seu site sem gastar um centavo com isso, separamos para vocês as melhores formas de “espalhar a palavra” por aí.

São formas simples, porém criativas e – principalmente – gratuitas para que você consiga atrair seus primeiros visitantes.

Mas que fique claro: de nada vai adiantar atrair visitantes se o seu conteúdo não for de qualidade!

Da mesma forma que não adianta criar conteúdo de qualidade e esperar que as pessoas simplesmente “caiam” no seu site, também não adianta muito divulgar seu site por todos os lugares se você não tem conteúdo para manter estes visitantes por lá.

Ou seja, qualidade e divulgação devem sempre andar lado a lado. Um só é eficiente se o outro também estiver cumprindo seu papel.

Entendido?

Então vamos ao que interessa! 🙂

1. Use e abuse das redes sociais

Apesar do termo ainda ser utilizado com bastante frequência, a época em que as pessoas “navegavam pela internet” já passou há muito tempo.

De fato, antigamente as pessoas iam parar em um determinado basicamente por três maneiras:

  • Recomendação de amigos
  • Anúncios pagos
  • Sistemas de buscas

Hoje em dia esta situação mudou bastante. Mais de 80% dos usuários da internet utilizam as redes sociais para consumir conteúdo, o número de usuários do Facebook já ultrapassou 1,5 bilhões de usuários ativos, e todos os meses vemos pelo menos mais uma rede social “bombando” por aí.

O que isso significa? Uma porcentagem esmagadora das pessoas que acessarem seu site provavelmente virão das redes sociais.

Mas espera, e se você não tem presença nas redes sociais?

As pessoas simplesmente não vão te encontrar. Simples assim.

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Portanto – se você ainda mão tem – trate de criar uma página e um grupo no Facebook, uma conta no Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social que você ache que seu público esteja.

Atualizar e nutrir estas contas com conteúdo é tão importante quanto atualizar seu próprio site. Por isso crie também um planejamento de conteúdo para cada uma delas, e tenha em mente que é através dessas vias que as pessoas irão acessar seu site.

Publique em grupos e páginas relacionados com o tema do seu site, compartilhe na timeline de seus amigos e faça o máximo para que este conteúdo chegue até as pessoas que possam se interessar por ele.

Sempre com muito cuidado para não fazer spam, é claro.

2. Procure por fóruns especializados

Independente do tipo de conteúdo que seu site produz, é muito provável que já exista um fórum (ou grupo no Facebook) que discuta os mesmos assuntos.

O interessante de publicar o seu conteúdo nestes forúns é que as pessoas que fazem parte deles estão ali por que se interessam pelo assunto, o que aumenta consequentemente as chances delas se interessarem pelo conteúdo que você produz.

Mas muito cuidado para não fazer spam ou ser inconveniente. Procure se interessar sinceramente pelas discussões, e apenas divulgue o seu site quando realmente achar que ele pode ser útil para alguém.

E não tenha medo de fazer isso. Se o seu conteúdo for realmente interessante, as pessoas e os moderadores dos fóruns (ou grupos) ficarão felizes por isso.

3. Crie conteúdo para os concorrentes (guest posts)

Uma prática que tem sido muito comum no exterior (principalmente nos EUA), mas que ainda é um pouco ignorada aqui no Brasil é a produção de conteúdo para terceiros – e isso inclui seus concorrentes.

As pessoas costumam pensar que produzir conteúdo para seus concorrentes é como dar um tiro no pé. Mas o que acontece geralmente é o contrário.

Quando você oferece conteúdo de qualidade para algum outro site, mesmo que seja seu concorrente, todo mundo acaba ganhando:

  • O público do seu concorrente, que encontra conteúdo de qualidade;
  • Seu concorrente, que vai agradar o público dele;
  • Você, que vai ter seu conteúdo exposto a um público maior, e que provavelmente ficará curioso para visitar a fonte deste conteúdo. E qual é a fonte?

Seu site.

4. Otimize seu conteúdo (SEO)

O SEO (Search Engine Optimization) consiste em uma série de práticas que visam melhorar a posição do seu site nos sistemas de buscas, principalmente no Google.

E estar bem posicionado no Google é primordial para qualquer site ou negócio que queira crescer.

Melhorar a posição do seu site no Google pode ser um pouco complicado para iniciantes ou, principalmente, sites que abordam assuntos muito concorridos (negócios, turismo, passagens aéreas, aplicativos de celulares…), mas o próprio Google disponibiliza bastante informação sobre o assunto, inclusive um passo a passo quem é totalmente leigo no assunto.

Outro site excelente e que recomendamos sempre por aqui e o SEO Marketing. Lá você encontra toda a informação relevante sobre o assunto.

5. Yahoo Respostas

Se você faz pesquisas na internet com bastante frequência, com certeza já deve ter visitado o Yahoo Respostas.

A plataforma funciona da seguinte forma: quando alguém tem uma dúvida, ela pergunta na plataforma e espera por respostas de terceiros.

Cada resposta recebe uma nota, e uma pessoa que acumula várias notas altas em suas respostas acabam ganhando um certo status dentro da plataforma, tornando-se referência em determinado assunto.

Muitas pessoas lá fora utilizam esses tipos de sites para divulgar seus serviços, e você também pode usar a mesma tática aqui no Brasil – inclusive para divulgar o seu site.

Como? Vamos dizer que você tem um site especializado em chuveiros e, ao procurar por perguntas sobre chuveiros no Yahoo Respostas, encontra alguém que precisa de uma informação que existe no seu site.

Você pode respondê-la e, de forma honesta, recomendar o seu site para mais informações.

Não só a pessoa que perguntou vai ler sua resposta, mas todos os outros milhares de usuário na plataforma. Por isso essa tática é ótima para expor seu site para um número alto de pessoas interessadas no conteúdo do seu site, de forma gratuita.

6. Amigos e Parentes

Muitas pessoas subestimam o poder da divulgação de um site pelo “boca a boca”, mas de fato as melhores conexões são sempre aquelas conquistadas pessoalmente.

Se você levar em consideração que cada pessoa que você conhece poderia recomendar o seu site para uma segunda pessoa, e esta segunda para uma terceira, já imaginou a “rede” de recomendações que poderia ser formada?

É claro que o número de pessoas que vão saber do seu site desta forma nunca vai se comparar com os anúncios pagos, mas o tipo de publicidade “boca a boca” nunca deve ser ignorado completamente.

Afinal, ainda vivemos em sociedade. 🙂

7. Eventos da sua cidade

Você tem um site de culinária, e está rolando um evento gastronômico na semana que vem em sua cidade?

Se programe para ir lá e conversar com as pessoas sobre o assunto e divulgar o seu site.

Muitas pessoas têm medo de fazer isto geralmente por dois motivos:

  • Não querem ser julgadas.
  • Não sabem se as pessoas irão gostar do site.

Para o primeiro caso, imagine que a partir do momento que você coloca um site na internet (ou mesmo um perfil no Facebook) automaticamente você será julgado por centenas ou milhares de pessoas.

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Por isso, quanto mais cedo você perder esse medo de ser julgado, melhor.

Por isso, quanto mais cedo você perder esse medo de ser jugado, melhor. No segundo caso, a dúvida se as pessoas irão gostar ou não do seu conteúdo se relaciona muito com a qualidade do seu conteúdo.

Você está confiante sobre seu conteúdo? Acredite que ele pode ser útil para aquelas pessoas? São essas as perguntas que você deve responder sempre que tiver dúvida se as pessoas aprovarão seu site ou não.

8. Influenciadores

Influenciadores são aquelas pessoas que possuem um número significativo de seguidores nas redes sociais, que acreditam e concordam com a maioria das coisas que estas pessoas dizem.

Se você conhece algum, pode ser uma ótima forma de divulgar seu site para várias pessoas que provavelmente entraram nele, uma vez que foi sugerido por um “influenciador”

Se você não conhece nenhum, procure entrar em contato pelo Facebook ou Twitter – mas seja sempre sincero.

Deixei claro qual é a sua intenção desde o início, e procure aqueles influenciadores pelos quais você se identifica e acha que pode se beneficiar com seu site.

9. Comentários em outros sites

Confesso que é muito difícil encontrar um site cuja área de comentários é, no mínimo, movimentada.

A princípio isto é ruim, pois é menos um canal onde algum conteúdo pode ser compartilhado na internet. Mas por outro, esse fato cria um “filtro” muito bom para os sites sérios, que engajam seu público a comentar sobre os assuntos abordados.

Por isso, no Brasil, quando você encontrada um site com muitos comentários, geralmente eles são feitos por pessoas séries e em busca de conteúdos relevantes – um público perfeito para quem quer divulgar um site.

A dica de ser moderado e NUNCA fazer spam também vale aqui. Apenas divulgue seu site quando você realmente achar que o conteúdo dele pode ser útil para as pessoas que estão ali.

10. Crie sempre conteúdo DE QUALIDADE!

Todas as dicas anteriores são incrivelmente eficientes para conseguir atrair visitantes para seu site, mas todas contam com um pré-requisito muito simples, mas que muitas pessoas ainda não levam em consideração na hora de construir um site:

Qualidade é a chave para atrair vistantes no seu site

Caso o conteúdo não seja de qualidade, as dicas podem até servir para fazer as pessoas entrarem no seu site, mas dificilmente ajudarão em mantê-las nele.

Aliás, a única coisa maneira de fazer com que as pessoas de fato permaneçam no seu site é o conteúdo qualidade.

E o que é conteúdo de qualidade? É aquele que resolve um problema específico, é esteticamente agradável e de alguma forma agrega valor à pessoa que está consumindo.

Por isso:

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Gostou do artigo? Quer conversar atrair visitantes ou aumentar o tráfego do seu site? Fique a vontade para entrar em contato, ou assine nossa lista de e-mails para receber os próximos artigos! 🙂

Fonte: www.profissas.com.br/como-atrair-visitantes-para-seu-site-sem-gastar-um-centavo


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

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