Como analisar a performance dos seus concorrentes no Facebook
Saber como anda a performance dos seus concorrentes nas redes sociais consiste numa importante etapa do seu planejamento de conteúdo. Afinal, se você não conhece seus concorrentes, dificilmente saberá quais ações precisam ser tomadas para superá-los.
Por exemplo, um crescimento de 30% mensais em fãs da sua página do Facebook pode parecer satisfatório de início. Mas e se a página do seu maior concorrente estiver crescendo 50%?
Será que os 30% continuam sendo satisfatórios?
Além de conhecer a performance dos concorrentes e ajudar a tomar decisões mais certas, realizar uma análise mensal deste tipo te ajuda a aprender com os erros e acertos dos outros, o que é ótimo para qualquer negócio.
E aprender com os erros e acertos dos outros é extremamente importante no meio digital, uma vez que qualquer passo errado pode resultar em uma tremenda dor de cabeça, principalmente nas redes sociais.
Aliás, já falamos por aqui sobre como as redes sociais influenciam a decisão de compras de seus consumidores. Ainda não leu? Clique aqui.
Neste artigo vamos explicar como fazemos a análise mensal sobre nossos concorrentes, e também como ela pode te ajudar na elaboração de um planejamento mais sólido, baseado em dados e não em “achismos”, como é muito comum de se observar em pequenas empresas que buscam crescer no meio digital.
Um site que descobrimos há pouco tempo e que nos tem trazido ótimos resultados é o fanpagekarma.com. Ele coleta dados importantíssimos sobre vários concorrentes ao mesmo tempo e os mostra em uma plataforma simples e fácil de se navegar.
Mesmo a versão gratuita dele sendo um pouco limitado a alguns dados e ferramentas mais específicas, como a integração do site com o Google Analytics, ele continua sendo a melhor forma de acompanhar os concorrentes que encontramos até hoje por aqui na Profissas.
Para fazer nosso acompanhamento mensal, primeiramente listamos quais são os nossos principais concorrentes em Curitiba e no Brasil. Se você ainda não sabe quais são seus principais concorrentes, uma boa forma de encontrá-los é pesquisando no Google os serviços que você oferece, seguidos da região onde você atua. Por exemplo:
Com a lista em mãos, seguimos para a nossa conta no fanpagekarma.com (você faz o login com sua conta pessoal no Facebook) e incluímos em nossa Dashboard todos os concorrentes que listamos previamente. Para isso, você precisa digitar exatamente o nome da página que se deseja adicionar e então clicar em ADD, logo baixo acima do BENCHMARKING.
Você vai perceber que logo que você os adiciona na lista, vários dados já estarão visíveis para você na Dashboard. Isso facilita muito na hora de transferir estes dados para a planilha, uma vez que não é preciso ficar indo de uma página a outra durante todo o processo. Para ter acesso a informações mais detalhadas, como posts com maior e menor engajamento, fluxo de conteúdo e muito mais, basta clicar em qualquer concorrente específico da sua lista.
Pronto, agora que temos todos os concorrentes listados e seus respectivos dados, os transferimos para uma planilha no Google Sheets para nosso controle interno.
Esta etapa é importante pois permite a utilização dos dados para uma série de outras atividades dentro da empresa, como criação de gráficos para apresentação e exportação dos dados da planilha para criação de relatórios no Google Sites, além de permitir que sua equipe tenha acesso aos resultados sem que seja preciso entrar na sua conta do Facebook.
Para economizar tempo e tornar a análise muito mais fácil, apenas incluímos nesta planilha os dados que são relevantes para as análises que queremos fazer.
Outra função fantástica do fanpagekarma.com é a possibilidade de baixar o relatório completo em PDF ou PowerPoint. Infelizmente esta função só está disponível para contas Pro, ou nos 15 primeiros dias da versão trial.
Agora que você sabe quais são seus principais concorrentes e como eles estão se comportando no Facebook, é hora de planejar ações para melhorar cada vez mais sua posição em relação a eles.
Aqui na Profissas nós fazemos o seguinte: separamos os três concorrentes que obtiveram a melhor performance no mês e analisamos vários aspectos como:
- Quais foram os posts com maior engajamento?
- Quais foram os posts com menor engajamento?
- Com que frequência eles estão postando?
- Qual tipo de conteúdo (imagens, vídeos, artigos…) eles estão postando?
Com essas respostas, fica muito mais fácil fazer o nosso próprio planejamento de conteúdo para redes sociais.
É importante destacar que o seu planejamento não deve se basear exclusivamente no que os seus concorrentes estão fazendo, e sim naquilo que funciona melhor para seu público.
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Fonte: www.profissas.com.br/como-analisar-a-performance-dos-seus-concorrentes-no-facebook