O PRIMEIRO CAFÉ DOS EXTRATIVISTAS DE 2020 É NESTE DOMINGO, 23
A PÉROLA DO MAMORÉ
O primeiro Café dos Extrativistas do ano de 2020 acontece neste domingo, 23, no Sítio São Francisco, no Ramal do Pompeu, na Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto.
O Café dos Extrativistas caminha para seu sexto ano de existência e foi criado por um grupo de extrativistas (antigos seringueiros) com a finalidade de reunir a velha e a nova geração que viveram ou vivem ainda na floresta, confraternizarem-se e relembrar os velhos tempos de seringais.
Cada leva um pouco daquilo que seria usado em sua própria casa e, juntos, divide-se tudo entre os participantes. Além de leite, café, bolos, doces, salgados, sucos e refrigerantes, também as frutas marcam presença no evento que é realizado uma vez por mês.
O primeiro deste ano de 2020, neste domingo, será no Sítio do extrativista Napoleào Rodrigues e sua companheira, dona Francisca Augusto Rodrigues, a dona Tota.
Este café marca também a comemoração do aniversário natalício de Napoleão Rodrigues. O realizado no ano passado atraiu uma multidão de gente entre extrativistas moradores da Resex do Rio Ouro Preto e da cidade de Guajará-Mirim pelo fato de Napoleáo ser muito conhecido e também ser um dos líderes da categoria dos extrivistas.