CONGRESSO APROVA PEC QUE ADIA ELEIÇÕES; MEDIDA REPERCUTE TAMBÉM EM GUAJARÁ-MIRIM
O Congresso Nacional, em sessão remota, aprovou na manhã deste quinta-feira (02), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia de outubro para novembro deste ano a eleição para prefeito e vereadores nos 5.570 municípios brasileiros.
Com a aprovação da PEC, a eleição que seria dia 04 de outubro, 1º turno, fica para 15 de novembro; e o 2º turno, em cidade que houver necessidade, será dia 29 de novembro. A posse dos prefeitos e vereadores eleitos fica mantida a data de 01 de janeiro de 2021. A diplomação dos eleitos será em 18 de dezembro.
Quanto às convenções para escolha dos candidatos, estas ficam marcadas para serem realizadas entre o período de 31 de agosto e 16 de setembro. A propaganda eleitoral terá duração d 45 dias, em rádio, TV e internet, e tem início previsto para o dia 26 de setembro.
A promulgação desta PEC muda o cenário político de todo o país, que vive um clima de crise com a pandemia do novo coronavírus, inclusive Guajará-Mirim, pois a mudança de data poderá implicar em novas datas de prazo para desincompatibilização de cargo para quem pretende disputar um cargo nesta eleição.
Em Guajará-Mirim, o quadro político se agita e muda muito do planejamento inicial em vista da mudança de data do pleito. Assim, os dirigentes partidários da Pérola do Mamoré buscam novos contatos com as mais diversas correntes ideológicas na busca de formação de parceria na luta para conquistar o Palácio Pérola do Mamoré e vagas no Palácio Vereador Abrháo Azulay.
Veja o novo calendário eleitoral