Política

  1ª ELEIÇÃO SEM COLIGAÇÃO AGITA PARTIDOS


O eleitor de Guajará-Mirim, assim como de todo o Brasil, vai enfrentar uma eleição que não mais contará com a coligação partidária. Este método foi extinto e a partir desta próxima eleição a escolha para os membros do Poder Legislativo passa por um novo sistema que leva os partidos políticos a buscar a inovação e criação para atrair nomes de peso para suas fileiras e fortalecer a sigla na busca pelas vagas na Câmara de Vereadores.

Uma das estratégias dos partidos deve ser o de filiar o maior número possível de pessoas de destaque na comunidade, nos diversos setores de atividades, como no esporte, na saúde, na educação, nas artes, na segurança, na comunicação social e em membros de igrejas e reforçar esse quadro com a presença de mulheres, cuja cota de participação é assegurada em lei.

A proibição de alianças força a mudança de estratégia para essa eleição e obriga  os partidos a buscar diversidade de perfis de pré-candidatos para atrair o eleitor. 

Pelo novo modelo de eleição ninguém pode assegurar uma eleição antecipada. Todos terão que correr atrás do voto. E com o problema da pandemia, ficam dificultadas as ações de reuniões e visitas domiciliares. O que reforça o uso das redes sociais para conquista do voto.

Contudo, essas redes sociais devem ser usadas como um canal de comunicação entre o candidato  e o eleitor, e nunca como um instrumento de disseminação de notas falsas, ofensivas, com o objetivo único de destruir a candidatura de um adversário.

Se a maioria dos pré-candidato apregoam mudanças no campo político de Guajará-Mirim, devem eles também efetuarem mudanças internas de comportamento e pontos de vista. Afinal, nada muda se você não mudar.

Aluizio da Silva é Administrador de Empesas  e Jornalista. Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL).


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo