Treinamento militar Canadá-China é cancelado depois que os EUA levantaram questões de segurança
TERÇA LIVRE
Nessa quinta-feira (10/12), o departamento de defesa do Canadá anunciou que irá cancelar o “treinamento de sobrevivência de inverno” com o Exército Popular de Libertação (EPL), pertencente ao Partido Comunista Chines (PCCh). A manifestação de desistência ocorreu após questões de segurança serem levantadas pelos EUA.
Os documentos que apontam a falta de segurança, obtidos pela Rebel News, sob um pedido de Lei de Acesso à Informação, mostram o Departamento de Defesa Nacional relatando que os militares dos EUA estavam preocupados com a participação da China nos exercícios, dizendo que isso poderia levar a “transferência de conhecimento indesejado” do Canadá para o EPL.
Os militares do Canadá enviaram observadores à China durante o treinamento de sobrevivência de inverno do Exército Popular no início de 2018. Em correspondência, o Canadá convidou representantes do EPL para observar o treinamento do Canadá na base militar de Petawawa, em Ontário, durante uma data futura.
Os documentos divulgados mostram ainda uma série de outros compromissos planejados entre os militares do Canadá e o Exército Popular de Libertação.
Incluídos na lista estão os membros do EPL que participam de um programa de estudos de segurança no Canadá; ministrar cursos de manutenção da paz no Canadá; Forças canadenses fazendo e ministrando cursos de manutenção da paz na China; e delegações canadenses participando de centros de revisão e treinamento de frotas na China, entre outros itens planejados.