Guajará Mirim

RETRATOS DE NOSSA HISTÓRA


No dia 13 de setembro de 1943 o Presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 5.812, que criou os novos territórios federais brasileiros, dentre ele o Território Federal do Guaporé, hoje o Estado de Rondônia.

Segundo a história, muitos antes, em 1822, José Bonifácio de Andrada e Silva, após a nossa independência, preconizava a criação de Territórios Federais  com a finalidade de apressar o desenvolvimento sócio- econômico.

Em 1936, o Capitão Aluizio Pinheiro Ferreira, em uma conferência proferida na Sociedade dos Amigos de Alberto Torres, no Rio de Janeiro, lembrou a criação do Território Federal do Guaporé, interessando várias patentes superiores do Exército, como os Generais Meira de Vasconcelos , Brasílio Taborda, Leitão de Carvalho, Horta Barbosa, entre outros.

Em 1937, partiu de Guajará-Mirim, um memorial ao Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, pedindo o desmembramento desta área, pois os Governadores de Mato Grosso e do Amazonas, nada faziam pela região. Assinavam, as seguintes pessoas: Pedro Struthos, Alkindar Brasil de Arouca, Paulo Cordeiro da Cruz Saldanha, Manuel Boucinhas de Menezes, Ary Pinheiro, Vítor Arantes, Omilo Sampaio, Almerindo Santos, Graciliano Maia, Emílio Santiago e muitos outros mais.

Por essa época, o Capitão Aluizio Pinheiro Ferreira conseguiu trazer até nós, vários Generais, como Meira de Vasconcelos, Braslio Taborda e Francisco d Paula Cidade, que se interessaram vivamente pela criação dos Territórios Federais.

Em 1940, o Capitão Aluizio Pinheiro Ferreira, Diretor da E.F.M.M, ao tomar conhecimento que o Presidente da República estava em Manaus e que viria passar horas em Porto Velho, organizou um  desfile de forças vivas para homenagear o Presidente., que se fez acompanhar de uma brilhante comitiva, onde se faziam presentes o General  Edgar Facon, Comandante da 8ª Região Militar.o Ministro João Alberto Linhas de Barros, o Secretário da Presidência, Pedro Velga, e os Ajudantes de Ordens.

Na atual Avenida 7 de Setembro, foi armado um palanque ao lado do prédio da E.F.M.M, à frente do qual desfilaram estudantes  Grupo Escolar Barão do Solimões, e os operários da Madeira-Mamoré com seus instrumentos de trabalho, faixas com dizeres reivindicando direitos trabalhistas, e finalmente as tropas militares da fronteira. O Presdiente Getúlio Vargas se emocionou e exclamou: “Isto aqui já é um Território Federal”!

Após inaugurar a usina de eletricidade a gás que tinha vindo da Alemanha, o Presidente falou ao Coronel Aluizio que dormiria em Porto Velho. E assim  foi. Pernoitou o Presidente da República em 1940, no casarão de madeira, construído pelos ingleses, onde funcionou por muitos anos a sede do clube Ipiranga e naquela época era residência do diretor da E.F.M.M. Deitara o chefe a Nação em rede e à noite, altas horas ainda, conversando com o Coronel Aluizio falou-lhe que estava cristalizando-se em seu espírito, a formação dos Teritórios Federais e que iria concretizá-la. Pouco tempo depois, surgiu a política de criação dos Territórios Federais na Amazônia.

Seriam vinte horas do dia 13 de setembro de 1943, quando, pela Hora do Brasil, os guaporenses recebiam a noticia de criação do Território Federal do Guaporé episodio que sacudiu as populações de Porto Velho e Guajará-Mirim. Radiantes, exultando de satisfação e visivelmente emocionados, alguns até às lágrimas, abraçavam as pessoas nas ruas. De repente organizou-se uma passeata pela cidade, com muitos foguetes e vibração do povo.

Foi nomeado para Governador do Território  Federal do Guaporé o então Major Aluizio Pinheiro Ferreira. Em 29 de janeiro de 1944, numa das salas do Grupo Escolar Barão do Solimões foi instalado solenemente a administração do Território Federal do Guaporé com a nomeação do 1º secretariado.

Aluizio da Silva é Administrador e Jornalista. Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL)

Referências bibliográficas:

-Profª Yêda Pinheiro Borzacov – Calendário Escolar e Cultural – 1980


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo