Militares

Militares podem ter reajuste salarial em 2021 – Orçamento / emendas / gastos


REVISTA SOCIEDADE MILITAR

Uma observação detalhada da proposta de orçamento para 2021 que tramita no Congresso Nacional permitiu que alguns jornais constatem que militares das Forças Armadas tem possibilidade de ser contemplados com melhoria salarial ainda nesse ano.

Militares ouvidos pela Revista Sociedade Militar não acreditam em reajuste ainda esse ano, o que se espera é a efetivação de mudanças nos percentuais para alguns cursos de carreira que alcançam principalmente as categorias do topo da pirâmide hierárquica. A tropa – alegam – anda decepcionada porque foi alcançada por uma reestruturação das carreiras que a partir de janeiro de 2020 passou a gerar aumentos significativos nos descontos para saúde e previdência, depreciando salários de pensionistas, militares na reserva e principalmente graduados de algumas categorias mais na base da cadeia hierárquica.

Jornais, como o Poder360 e Estadão publicaram notas que dizem:

Os oficiais das Forças Armadas também são a única categoria que deve ser contemplada com reajuste salarial, já que o restante dos servidores está com o salário congelado até dezembro.

Na proposta orçamentária percebe-se ainda que muitas unidades de saúde das Forças Armadas em vários locais do país, administradas pelas três Forças Armadas podem ser contempladas com emendas para reformas.

Em seu blog no jornal O Globo a colunista Miriam Leitão reclamou.

“… Os militares receberão aumento de soldo. Os únicos servidores a terem aumento de salário e continuarão tendo todos os anos. Uma parte disso é por conta do que foi estabelecido na reforma da previdência deles… Por que um país que não está em guerra militar, mas tem uma guerra pela saúde, dá tanta importância às Forças Armadas? Porque o governo Bolsonaro quer agradar ao máximo os militares… “

O total direcionado para o governo federal é de 37.6 bilhões de reais e a fatia concedida aos militares das Forças Armadas corresponde a cerca de 1/5 desse valor,  R$ 8,32 bilhões.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo