PREFEITURA EM AÇÃO: SEMOSP ARRUMA ESTRADA DO POMPEU
Equipes de servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) da Prefeitura de Guajará-Mirim, realizam trabalhos de limpeza e recuperação do leito da Estrada do Pompeu, área rural e de acesso às comunidades da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, no interior do município de Guajará-Mirim.
Habitada por pessoas que sobrevivem na área territorial que foi palco de seringais na época em que a seringa era explorada comercialmente, hoje chamadas de extrativistas, elas hoje sobrevivem da exploração sustentável de produtos da floresta, além da prática de agricultura de sobrevivência.
A partir da sua entrada, saindo da Estrada do Lago das Garças, a Estrada do Pompeu tem 45 km de extensão e chega até a margem direita do Rio Ouro Preto, que banha a região. A partir os extrativistas passam a se deslocarem de canoas que são movidas pelos chamados motores rabeta e habitam tanto a parte do Alto como a parte do Baixo Ouro Preto.
As condições de tráfego da estrada eram péssimas, castigadas pelas fortes chuvas do inverno recentemente findo. A população usa a estrada para deslocamento e transporte de suas produções.
A prefeita Raissa da Silva Paes, a Raíssa Bento (MDB) e o secretário de Obras, Antônio Bento do Nascimento, afirlrmaram que a ação é cumprimento de compromisso assumido durante a campanha vitoriosa do ano passado e que todas as demais vicinais do município receberão a mesma atenção com consideráveis melhorias das condições de trafegabilidade.
Um dos participantes dos trabalhos, o ex-vereador Roberto dos Santos Silva, o Roberto do Mercado, e que hoje é coordenador de Planejamento da SEMOSP, ressalta a dedicação dos operários do compromisso para com a seriedade dos trabalhos, destacando sempre a especial atenção da prefeita Raissa para com as comunidades ribeirinha e rural.
Fonte: A Pérola do Mamoré