Livro “Reserva Extrativista Rio Ouro Preto: uma história de resistência”
Na quarta-feira, 07 de julho, às 20h30min, foi lançado o livro “Reserva Extrativista Rio Ouro Preto: uma história de resistência”. O lançamento aconteceu de forma online, através do canal Vozes e EnCantos Amazônicos, no Youtube. A obra perpassa os temas da constituição histórica, social e cultural da Reserva Extrativista Rio Ouro Preto (RESEX), localizada em Guajará-Mirim/RO.
A obra é fruto de extensa pesquisa realizada na RESEX entre os anos de 2013 e 2018. Somando-se às entrevistas, recortes de jornais, fotografias, mapas, quadros e outros documentos históricos, os saberes teórico-metodológicos empregados na pesquisa e produção do livro suscitam uma profunda reflexão acerca dos elementos constituidores da identidade dos moradores da RESEX, através de análise dos fatores econômicos e políticos que viabilizaram a transformação de um antigo seringal em Reserva Extrativista e os complexos meandros que tal fato desencadeou.
A produção do livro representa uma nítida preocupação da professora, pesquisadora e movimentadora cultural Eva Alves da Silva em catalogar, preservar, divulgar e legar às futuras gerações os saberes e fazeres que constituíram e constituem o viver dessa comunidade, refletindo acerca dos modos de produção de vida nessa comunidade, se detendo em temas como a educação, a cultura, o trabalho, a religiosidade e a memória coletiva.
Portanto, esse livro “preenche” mais uma página do grande livro da história e geografia de Rondônia. Não uma história nos moldes “clássicos”, em que o sujeito da história é quem detêm o poder, mas uma história real, produzida pelos homens e mulheres que carregam em suas mãos calejadas as marcas históricas da ação do homem comum em sua labuta diária.
Serviços:
– O quê: Livro “Reserva Extrativista Rio Ouro Preto: uma história de resistência cultural”.
– Data: 07 de julho de 2021 (quarta-feira)
– Hora: 20h30min
– Onde: Canal do Coletivo no Youtube: Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos
– Acessibilidade: Intérprete de Libras.
Lei Aldir Blanc
Este projeto foi fomentado com Recursos da Lei Aldir Blanc Nº 14.017/2020, por meio do Edital Nº 86/2020/SEJUCEL-CODEC: 1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais, Eixo I – Publicação de Livros e Revistas Culturais, Linha I – Publicação de Livros Inéditos – Individual.
Autor da notícia: José Maiko Farias Amim.
Sobre a autora:
Eva da Silva Alves é filha de Rondônia, criada nos seringais de Guajará-Mirim. É doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Mestre em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Porto Velho. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Universidade Santo André, Polo de Guajará-Mirim/RO. Graduada em Letras e Respectivas Literaturas, pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Guajará-Mirim/RO. Membro do “Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas (GEIFA)” da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Membro do Grupo de Pesquisa “Desafios Socioambientais, Saberes e Práticas na Amazônia” da Faculdade Católica de Rondônia (FCR). Editora da Revista Saberes da Amazônia: Ciências Jurídicas, Humanas e Sociais. Bolsista da Faculdade Católica de Rondônia (FCR) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (FAPERO). E-mail: [email protected].
Fonte: A Pérola do Mamoré