GENTE DA NOSSA TERRA: JOÃO E CHIQUINHA: CASAL DE EXTRATIVISTA UNIDO HÁ 60 ANOS
A imensidão da Floresta Amazônica guarda segredos e fatos de animais e gente que habitam esta região do Brasil que, quando revelados, nos leva a buscar compreender mais e melhor a nossa existência nesses rincões distantes e isolados dos grandes centros.
Do interior do Amazonas saem os dois protagonistas de nossa história de hoje. Trata-se de casal João e Chiquinha, casados há exatos 61 anos e toda a vida vivida nos seringais da Amazônia.
João Lopes, o Joao Dantas como é conhecido, é de Manicoré e nasceu em 11 de dezembro de 1945. Francisca Jacome Lopes, a dona Chiquinha, é de Humaitá.
Migraram para Guajará-Mirim ainda novos para trabalhar nos antigos seringais da região. Casaram no dia 19 de abril de 1960. Hoje vivem na localidade do Rio Novo, afluente do Pacaás Novos, na Reserva Extrativista Federal Barteiros das Antas, e possuem uma casa no bairro São José, em Guajara-Mirim, cuja construção está sendo concluída com a ajuda dos filhos e onde fica quando vem para a cidade tratar de assuntos de seus interesses. Por falar em filhos, seu João Dantas e dona Chiquinha tiveram 12 filhos, sendo 7 mulheres e 5 homens; 31 netos e 38 bisnetos. Seu João Dantas cortou seringa durante 50 anos.
Muito conhecido no movimento extrativista de Guajará-Mirim por sua atuação no setor, o casal João e Chiquinha tem um forte laço de amizade com pessoas da comunidade guajaramirense, dentre elas o radialista João Teixeira, da Rádio Rondônia FM 89,9, e o administrador e jornalista Aluizio da Silva, que aparecem na foto com o casal.
João Dantas e Chiquinha são Gente da Nossa Terra.
Fonte: A Pérola do Mamoré