CAPIXABA: UM HOMEM QUE ADOTOU GUAJARÁ COMO SEGUNDO TORRÃO NATAL E CONTRIBUIU COM SEU CRESCIMENTO
O cidadão José Nilton Dias dos Santos, popularmente conhecido como Capixaba, nasceu em 1962 na cidade de Montanha, no Espírito Santo, é chegou em Rondônia no ano de 1977 fixando residência em Vila Nova do Mamoré, hoje município de Nova Mamoré.
Na então modesta vila, que era pertencente ao município de Guajará-Mirim, Capixaba trabalhou em serrarias de 1977 a 1980, tendo sido ainda cobrador da então empresa de ônibus Novo Estado. No ano de 1981 ingressou na Polícia Civil do Estado de Rondônia, onde se aposentou em 2011 como Agente de Polícia pelo Quadro de Servidores Federais da União.
Teve uma destacada atuação na vida de Guajará-Mirim, sendo Presidente da Associação dos Policiais de Guajará-Mirim (ASPOCIG) de 2000 a 2003. Presidente da Associação dos Criadores do Vale Mamoré-Guaporé (ACRIVALE) de 2001 a 2009. Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos de 2013 a 2015, tendo criado, em função das dificuldades impostas ao cargo, o bordão “paliativo”. Amante da pecuária, realizou inúmeras cavalgadas que congregaram centenas de pessoas. De cunho beneficente, realizou cavalgadas em prol do Hospital do Amor, antigo Hospital do Câncer. Tornou célebres cavalgadas nas localidades do Iata, Bom Sossego e Ramal do Celio.
Capixaba orgulha -se de ser casado há 40 anos com a mesma mulher, sua companheira de vida chamada Lucineide Nogueira Alves.
Indagado por nossa reportagem sobre o.momento político vivido por Guajará-Mirim, ele preferiu não se manifestar sobre o assunto e pediu desculpas por não querer tratar sobre esse tema.
Tendo adotado Guajará-Mirim como seu segundo torrão natal, Capixaba diz agradecer todos os dias a Deus por tê-lo guiado até nossa região e ao povo guajaramirense pelo amor e carinho dispensados a ele e sua família.
Fonte: A Pérola do Mamoré