EXTRATIVISTAS FECHAM O ANO COM CAFÉ NA SEDE DOS CANOEIROS
Os extrativistas do município de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, realizam neste domingo, 07, mais uma edição do Café dos Extrativistas do ano de 2021. O evento acontece nas dependências da Associação dos Canoeiros de Guajará-Mirim, que fica na margem direita do Rio Mamoré, no bairro do Triângulo.
Criado há 5 anos por um grupo de ex-seringueiros (hoje designados como extrativistas) com a finalidade de reunir pessoas que viveram nos seringais da região para contar histórias e rekembrst fatos que marcaram suas vidas.
Hoje o evento tem como coordenador José Maria dos Santos, o Zé Maria, que tem uma relevante história e forte ligação com a vida nos seringais da região em décadas passadas.
O Café dos Extrativistas passou por quase 2 anos sem ser realizado em função da pandemia da covid-19, voltou recentemente com a edição realizada no Barracão do Pompeu, na Resex do Rio Ouro Preto, e neste domingo realiza mais uma edição sempre observando as regras sanitárias estabelecidas pelas autoridades da Saúde.
Fonte: A Pérola do Mamoré