Militares

Teatro! Brigadeiro diz que palavras do Comandante da Marinha sobre reestruturação não passam de peça mal ensaiada


Recentemente o Comandante da Marinha foi protagonista de episódio no mínimo estranho, ele participou de uma espécie de entrevista onde o apresentador era outro almirante, o Chefe do Estado Maior da Armada. O 01 da Marinha foi entrevistado pelo 02!, algo que ninguém jamais havia visto.…Além de inusitada em seu formato, a entrevista foi bastante complicada por conta das falas do Comandante sobre a lei 13.954 de 2019, conhecida como reestruturação das carreiras.

As afirmações do Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos na entrevista com o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, renderam-lhe centenas de reclamações de graduados e oficiais de baixa patente, que acusam-lhe de falsear a situação.

Em entrevista concedida a um suboficial da FAB Canal do Luiz Selva um BRIGADEIRO do AR deixou claro que em sua opinião a entrevista do comandante da Marinha na parte em que fala sobre a reestruturação das carreiras foi uma armação feita pelas maiores autoridades da Marinha do Brasil.

O Brigadeiro Átila Maia, militar bastante experiente e bem relacionado, que chegou a ocupar cargo de destaque na assessoria parlamentar da FAB, instalada dentro do Congresso Nacional, deixou claro que na sua visão coisa parece um teatro mal ensaiado, talvez com intenção de proteger o presidente da repulsa dos graduados das Forças Armadas em um ano eleitoral, e colocou em dúvida a vontade do Presidente Bolsonaro de corrigir erros e prejuízos causados aos militares e pensionistas por causa da imposição da reestruturação das carreiras (lei 13.954/2019).

“no ano eleitoral… rever os erros que cometeram. Ora porque não foi feito então quando tiveram a oportunidade, vão fazer na próxima gestão? Vocês acreditam nisso? Se quisesse corrigir já teria corrigido porque ele tem poder para isso… “

A opinião do oficial general não contrasta com a de muitos militares que assistiram a entrevista e que discordam do posicionamento do comandante da Marinha do Brasil.

Uma peça teatral… mal ensaiada

“na verdade não foi uma entrevista, o que nós vimos ali foram as duas mais altas autoridades da Marinha do Brasil que fizeram uma espécie de uma peça teatral e talvez não tenham ensaiado o suficiente. Tenho certeza que nunca nenhum de nós viu algo parecido anteriormente… os suboficiais tiveram 73%! Não é uma verdade… foi uma maquiagem. ” Átila Maia

Ouça fala do Brigadeiro Átila Maia

User 404316969 · Brigadeiro Contesta Almirante Que Comanda A Marinha

De fato, para muitos a impressão que ficou é de que a coisa foi preparada para que de alguma forma fossem aplacados os ânimos de milhares de militares e pensionistas que se sentem prejudicados pela reestruturação das carreiras, imposta em 2019. Nesse final de ano os militares receberiam a péssima notícia de que não receberiam reajuste salarial, não receberiam tratamento igual ao dispensado aos policiais federais, que já tem o reajuste da salário garantido no orçamento da União.

Abaixo texto de colaborador sobre a fala do Comandante da MB

Todos os militares das Forças Armadas sabem que os maiores reajustes concedidos sobre os adicionais de habilitação por cursos foram justamente sobre os cursos realizados pelos oficiais generais. O adicional por Altos Estudos 1, recebido por todos os oficiais generais, passou de 30% para 73% sobre os soldos, um aumento de 43% sobre os soldos.

É fato que alguns suboficiais receberam aumento nos percentuais, mas não foram todos, a porcentagem dos que receberam é pequena e a maior parte dos que já estão na reserva remunerada não faz jus a esse benefício.

O adicional de habilitação de um terceiro sargento com especialização, por exemplo, passou de 16% para 27% sobre os soldos e quem recebe adicional apenas por curso de formação permaneceu em 12%, sem reajuste. Como assim os generais foram os que receberam menos?

Na nossa vez é complicado. Policiais exigem reajuste e vão receber, ninguém os chama de comunista, despatriado… o pessoal da Receita vai fazer greve e exige reajuste, ninguém os xinga de comunista ou diz que é PT, Lula, melancia… ? Texto da RSM diz que só em 2021 perdemos mais de 10%… e os outros anos.. .quem vai repor as perdas… nem a tabela de imposto foi corrigida… quem é o comunista nessa história? Quem está metendo a mão na propriedade alheia é esse governo… metendo a mão no dinheiro da minha família…”

Revista Sociedade Militar

Dados de Canal do Luiz Selva – https://www.youtube.com/watch?v=W2ZhnHL9zWc&t=165s

Fonte: www.sociedademilitar.com.br/2021/12/teatro-brigadeiro-diz-que-palavras-do-comandante-da-marinha-sobre-reestruturacao-nao-passam-de-peca-mal-ensaiada.html


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.
Botão Voltar ao topo