General da base do governo se reúne com Ivone Luzardo na próxima terça-feira (17/05/2022)
REVISTA SOCIEDADE MILITAR
O Deputado Federal e general da reserva Eliezer Girão se reúne na próxima terça-feira com a ativista de causas militares e conservadoras Ivone Luzardo. Luzardo, conhecida por defender os militares desde os anos 90, foi uma das representantes dos graduados que conversou com Girão durante a tramitação da lei 13.954 de 2019.
Após uma semana extremamente polarizada envolvendo militares, o deputado general Girão mencionou Ivone Luzardo em suas redes sociais. Disse que havia se comprometido com ela de que iria procurar o governo para que fossem tomadas providências no sentido de corrigir os erros da lei 13.954 de 2019 e efetivar o cumprimento de compromissos feitos com o Senado.
Na postagem o oficial diz que há fakes circulando, posts que alegam que ele não teria feito nada pelas praças e pensionistas durante a tramitação do Pl1645 de 2019. A transcrição da postagem de Girão, feita pela revista Sociedade Militar, acabou gerando grande discussão na internet e redes sociais de militares e o post de Girão no Facebook recebeu mais de 250 comentários de graduados das Forças Armadas, a maior parte em tom de reclamação.
Ouvida pela Revista Sociedade Militar, Ivone Luzardo, que foi mencionada no último post de Girão sobre a lei 13.954 de 2019 nas redes sociais e se reunirá com deputado ainda essa semana, diz que acredita que a lei 13.954 de 2019, apresentada pelo então ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, demitido por quebrar a confiança de Bolsonaro no ano passado, pode ter sido elaborada com o intuito de dividir a tropa. Dando melhores condições para quem está na cúpula a norma acabou atirando contra o presidente a sua base de apoio de primeira hora, que são os graduados e pensionistas na reserva.
A ativista acredita que o general, que caminha ao lado de Bolsonaro desde o início do governo, pode influir em decisões do Ministério da Defesa e lembra que foi feito um acordo entre o governo e o Senado, que não foi cumprido. Conta também que, assessorada por um dos militares ativos durante as discussões em comissões da Câmara e Senado, pretende apresentar propostas claras para o parlamentar e se inteirar do que foi discutido nas reuniões que o general político disse que teve com o governo e ministério da Defesa sobre a lei 13.954 de 2019.