O PRESENTE DO GREGO
Livro premiado de Paulo Saldanha para a Feira do Livro de Lisboa de 11/8 a 15/9
Escritor com larga produção e várias premiações pelo seu trabalho, o escritor guajaramirense Paulo Saldanha, cuja obra “O Presente do Grego”, que já estava anunciado para receber o prêmio “Cecília Meirelles” oferecido pela União Brasileira de Escritores – UBE-RJ, mas não ficará só nisso.
O “Embaixador do Guaporé/Mamoré” vai levar em agosto o “Presente do Grego” a atravessar o Atlântico e ser visto pelos participantes da Feira do Livro, em Lisboa, no período de 11 de agosto a 15 de setembro.
Paulo Saldanha cronista e romancista, é membro fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL) e membro efetivo da Academia de Letras de Rondônia (ACLER).
Autor de vários livros abordando personagens e fatos da região fronteiriça Brasil/Bolívia, tem em seu currículo literário, além do “Presente do Grego”, outros como “O Alferes e o Coronel”, tendo como personagem principal seu avô; “A Regenerada Comboça” e “Os Três xerifes da Fronteira”.
Nesse último trabalha especialmente com um agente da lei que se tornou autêntica lenda na região, o capitão Alípio da Silva (*), nua época em que praticamente não havia juiz ou promotor fixos na fronteira, ele conseguia manter a ordem, chamando a todos, inclusive bandidos violentos de “meu camaradinha”.
(*) Sobre o Capitão Alípio outra obra é de Hugo Evangelista, “Capitão Alípio um Pouco do Verdadeiro e Outro Tanto do Folclórico”