O DIA NA HISTÓRIA
15 DE AGOSTO HOJE É: Dia Nacional das Grávidas. Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia, Dia dos Solteiros, Dia da Informática, Católicos celebram Assunção de Nossa Senhora, São Tarcísio, Santo Stanislau Kostka, Santo Alípio de Tagaste, São Morte.
RONDÔNIA
1823 – A Província do Grão Pará (abrangia toda a Amazônia brasileira) adere à Independência do Brasil. 1898 – Nasce Manoel Alípio, (que incluiria o “da Silva”) que como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia em Guajará-Mirim se tornaria uma espécie de lenda na região.
BRASIL
1825 – Nasce Bernardo Guimarães, obra principal “A Escrava Isaura” (m. 1884). 1909- Morre Euclides da Cunha, escritor e jornalista brasileiro, autor de “Os Sertões” (n. 1866).
MUNDO
1248 — Começa a construção da Catedral de Colônia (ALE) obra concluída em 1880, onde estão as relíquias dos Três Reis Magos. 1945 — Transmissão do Rescrito (discurso) Imperial pelo imperador Showa, anunciando a rendição incondicional do Japão na II Guerra Mundial. 1969- Inicia o Festival de Woodstock, que marcou época como forma de protesto, disseminação de drogas e sexo livre.
FOTO DO DIA
“Uma imersão na nossa história”. Assim se pode falar do vídeo (*) sobre o Real Forte do Príncipe da Beira, produzido pelo 6º Batalhão de Infantaria de Selva, 6º BIS, sediado em Guajará-Mirim com abrangência em toda região de fronteira com a Bolívia, narrando a história e a importância daquele forte, considerado a maior construção militar de Portugal em qualquer de suas colônias. Desde 1932 o Exército mantém no local um contingente, e a visita pode ser feita por uma estrada partindo da cidade de Costa Marques, a 30 KM de distância. Construído no final do século XVIII, o forte é uma sentinela brasileira avançada que é mantida e preservada pelo EB e precisa ter sua história e importância melhores conhecidas. (*) https://youtu.be/vATPdvH3m48