O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque, repórter, autor de “A Mulher em Rondônia”, “Da Caixa Francesa à Internet”, “A Sexta Página de um Repórter”, Whatsapp 69 99910 8325.

3ª FEIRA, 11 de OUTUBRO HOJE É: Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. Dia Nacional do Teatro Municipal. Dia Internacional da Rapariga (ONU). Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.
Católicos celebram São João XXIII, São Alexandre Saúli, São Filipe Diácono, São Cainnech de Aghaboe (também celebrado por Ortodoxos), São Gomário, Santas Zenaide e Filonila (Igrejas Ortodoxa e Greco-Católica).

RONDÔNIA

1940 – Por volta das 14 hs, com o presidente Getúlio Vargas na poltrona do copiloto, o hidroavião em que veio de Manaus estaciona, o presidente passa para uma canoa e desembarca em Porto Velho, onde Getúlio ficaria não só 3 hs, como anunciado, mas 2 dias e meio.
1940 – Após subir a escadaria de madeira e colocar os pés em Porto Velho, o presidente Getúlio Vargas participa da primeira parte, e única prevista, de sua estada na cidade, vai inaugurar a usina de luz,
1977 – Pela Lei 6.448/77, o presidente Ernesto Geisel cria os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, todos desmembrados de Porto Velho. O território passa a ter sete municípios.

BRASIL

1904 – O padre Roberto Landell de Moura patenteia nos EUA suas invenções: transmissão de voz (transmissor de ondas, telefone e telégrafo sem fio). 1908 – Nasce o cantor e compositor Angenor de Oliveira, o Cartola, autor de clássicos como As Rosas Não Falam e O Mundo é um Moinho (m. 1980). Em 1976 – A novela Escrava Isaura começa a ser exibida; programa de TV brasileira de maior sucesso no exterior. 1977 – O presidente Ernesto Geisel assina Lei criando o Estado de Mato Grosso do Sul.

MUNDO

1958 – A NASA lança a sonda lunar Pioneer 1 que cai de volta para a Terra em chamas. Em 1962 — O Concílio Vaticano II é o 1º concílio ecumênico Católico em 92 anos. 1963 – A ONU condena a segregação racial na África do Sul.

FOTO DO DIA6ª feira, 14 horas, 11 de outubro de 1940, há 82 anos. Pouco mais de 6 mil pessoas, vindas de Humaitá e Guajará-Mirim, mas a imensa maioria moradores de Porto Velho, estão na beira do Rio Madeira quando o hidroavião surge no horizonte e se lança sobre as águas do Madeira, ate estacionar no barranco. A porta se abre e há um imenso aplauso quando o presidente Getúlio Vargas aparece e entra numa canoa grande, onde se encontra o capitão Aluízio Pinheiro, para em seguida começar a subir a escadaria de madeira (na foto, de paletó, Getúlio tem a sua esquerda o capitão Aluízio) e iniciar sua programação, que previa uma visita de 3 horas para inaugurar uma usina de luz – mas o presidente, com vários assessorias, ficariam quase 3 dias em Porto Velho.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo