O DIA NA HISTÓRIA
SÁBADO, 22 de OUTUBRO HOJE É: Dia da Praça, Dia Internacional de Atenção à Gagueira, Dia Internacional do Radioamador, Dia do Enólogo, Dia do Paraquedista, Dia do Protesto Mundial Contra o Uso do Eletrochoque,
Católicos celebram São João Paulo II, Santas Nunilo e Alódia, São Marcos de Jerusalém, São Teodoreto de Antioquia, Santa Salomé (também pelas igrejas Ortodoxa e Luterana) Ortodoxos Sírios celebram Arão, o Ilustre.
RONDÔNIA
1988 – O Procurador-Geral de Justiça do MP-RO, Hibrahimar Andrade, anuncia a criação de três Curadorias no órgão, nas áreas de Assistência à Comunidade; Defesa do Consumidor e Defesa Social, essa para tratar de meio-ambiente, história, patrimônio e cultura. (Alto Madeira, 22.10.1988).
BRASIL
1954 — Morre o escritor Oswald de Andrade, um dos nomes da Semana de Arte Moderna de 1922 (n. 1890). Em 1912 — Início da Guerra do Contestado. 2006 — Felipe Massa encerra o jejum de 13 anos sem vitória de um piloto brasileiro no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1.
MUNDO
451 — Adotado o Credo calcedoniano, relativo à natureza divina e humana de Jesus.
1797- O francês André-Jacques constrói o 1º paraquedas e com ele salta de um balão a 914 m de altura. 1966 — The Supremes se tornou a 1ª banda formada só por mulheres a atingir o topo na lista de discos mais vendidos. 1975- É enviada à Terra, captada por uma nave espacial russa, a foto do solo do planeta Vênus.
FOTO DO DIADécada de 1980, Na fonte em frente ao Palácio Presidente Vargas, atual Museu do Estado de Rondônia, crianças brincam na fonte que, à noite, ficava toda iluminada, fazendo o espetáculo, principalmente para elas. A fonte luminosa era um dos atrativos turísticos de Porto Velho, mas poucos anos depois foi esquecida, e em muitas noites transformada em local de marginais. Em frente à fonte, o obelisco com o qual a comunidade de Porto Velho homenageou o centenário da Independência, em 1922. Naquela área, onde além do obelisco e da fonte também foram construídos o Palácio Presidente Vargas, o prédio da atual Unir Centro e o Mercado Público, agora Mercado Cultural. (F. Acervo Márcio Buarque e colorizada por Luís Claro).