O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque, repórter, autor de “A Mulher em Rondônia”, “Da Caixa Francesa à Internet”, “A Sexta Página de um Repórter”, Whatsapp 69 99910 8325.

2ª FEIRA, 7 de NOVEMBRO HOJE É: Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil. Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado.
Católicos reverenciam São Leonardo de Noblac

RONDÔNIA

1954 – O General Cordeiro de Farias, comandante da Artilharia Divisionária da FEB, na Itália, encontra trabalhando na Fazenda Milagres (Porto Velho), o cabo João Evaristo, ferido na tomada de Montese em 1945.
1982 – O reitor Euro Tourinho Filho, da Unir, confirma a abertura de inscrições para o primeiro vestibular da Universidade, com oferta de oito cursos.º
7 – 1991 – A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo (Cacoal), o 2º deputado federal cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional.

BRASIL

1831 – A Regência Imperial, liderada por Diogo Antônio Feijó, manda que a esquadra brasileira apreenda todos navios trazendo negros para vender como escravos no Brasil. 1901 — Nasce Cecília Meireles, poetisa, pintora, professora e jornalista, uma das vozes líricas mais importantes da literatura de língua portuguesa (m. 1964). Em 2004 — O MEC realiza o 1º Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Ensino Superior.

MUNDO

1879 — Nasce Leon Trótski, intelectual marxista, assassinado por ordem de Stalin (n. 1879). Em 1949 — O 1º petróleo é recolhido em Oil Rocks (Neft Daşları), a mais antiga plataforma petrolífera em alto mar a operar no mundo.

FOTO DO DIANa década de 1970, com a abertura da rodovia BR-425 ligando a BR-364, em Abunã, à fronteira brasileira com a Bolívia em Guajará-Mirim, e com a extinção da ferrovia Madeira-Mamoré, pequenas comunidades, que não se encontravam, no eixo da 425, oficialmente “Rodovia Engenheiro Isaac Bennesby”, ao longo da linha do trem essas vilas começaram a definhar, uma delas, Vila Murtinho. Dali a 7 KM surgiu a localidade que sedia o município de Nova Mamoré, com vários nomes até chegar ao atual: Boca, Vila, Vila Nova, Vila Nova do Mamoré e, a partir de 1993, Nova Mamoré, segundo o IBGE (2021)P, população em torno de 32 mil habitantes. A economia tem como base principal a agropecuária, além de serviços e pequenas indústrias, e os naturais dali são nova-mamorenses. (F. Igreja São Francisco de Assis, padroeiro de Nova Mamoré.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo