O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Lúcio Albuquerque, repórter, autor de “A Mulher em Rondônia”, “Da Caixa Francesa à Internet”, “A Sexta Página de um Repórter”, Whatsapp 69 99910 8325.

3ª FEIRA, 8 de NOVEMBRO
HOJE É: Dia Mundial do Urbanismo, Dia do Técnico Radiologista. Dia da Solidariedade Intersexual.
Católicos lembram Santa Isabel da Trindade, São Godofredo, São Deodato I, São Deodato, Beato João Duns Escoto

RONDÔNIA

1983 – O deputado estadual (GM) Francisco Nogueira cobra da Petrobras pesquisas sobre surgimento de manchas de petróleo no Rio Pacaás Novos, afluente do Rio Mamoré, na fronteira com a Bolívia.
1983 – O Handebol adulto (M) rondoniense ganha a Taça Amazônica, derrotando na final o Amazonas.

BRASIL

1799 — Os “cabeças” da Conjuração Baiana João de Deus Nascimento, Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga, Lucas Dantas do Amorim Torres e Manoel Faustino dos Santos Lira, são executados. 1934 — Morre o cientista Carlos Chagas, médico e sanitarista que descobriu o protozoário causador da doença de Chagas (n. 1879). 1959 —Morre Heleno de Freitas, o 1º grande nome do futebol brasileiro (n. 1920) .

MUNDO

1847 — Nasce, na Irlanda, Bram Stoker, autor do romance de terror Drácula, publicado em 1897 (m. 1912).

FOTO DO DIAA denúncia do deputado estadual Francisco Nogueira, no dia 8 de novembro de 1983, cobrando à Petrobras uma pesquisa sobre manchas de óleo surgidas no Rio Pacaás Novos, região de Guajará-Mirim, não era novidade. Em Pimenteiras moradores antigos citavam manchas de óleo na região, e em 1936 o escritor Monteiro Lobato incluiu o assunto em seu livro “O Escândalo do Petróleo e Ferro” (foto), que inclui também a difícil luta contra as empresas privadas, para que fosse conquistado o direito de furar e retirar o óleo existente no subsolo brasileiro. Logo depois de publicado o livro, Monteiro Lobato foi preso por três meses e depois exilado para a Argentina.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo