Militares

Novo general chefe de Educação Cultura do Exército deu “mijada” em militares: “condutas em desacordo com a ética militar “


REVISTA SOCIEDADE MILITAR

O Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro, a partir de 18/04/2023, está nas mãos de um novo general de exército. O oficial que assumiu o comando do setor que controla todos os currículos dos cursos ministrados pelas instituições de ensino do Exército Brasileiro é o General de Exército Richard Fernandez Nunes.

Há algumas semanas, em 1 de fevereiro de 2023, Richard se tornou notícia em vários jornais e sites, incluindo a Revista Sociedade Militar, por conta de um artigo publicado no e-blog onde criticou e repreendeu militares que divulgavam informações falsas que levavam à sociedade a crer que as forças armadas poderiam implementar a chamada intervenção militar. No texto mencionado, o oficial general deu uma verdadeira “mijada” (*) em militares que divulgaram informações falsas após as eleições de 2022 e chegou a questionar se realmente servem às Forças Armadas.

“temos assistido a condutas em desacordo com a ética militar por parte daqueles que, por indignação, ingenuidade, desconhecimento e, até mesmo, má-fé, têm contribuído para disseminar a desinformação, a relativização de valores e, consequentemente, a desunião que enfraquece o espírito de corpo. Fica a pergunta: a que interesses servem tais pessoas?”, disse o General Richard.

No texto o oficial disse ainda que os ataques e ofensas dirigidas contra militares do Exército por conta da postura legalista da força, são típicos de regimes totalitários.

O inconformismo com a tradicional postura legalista e de neutralidade do Exército tem dado ensejo a insultos a camaradas de longa data, ataques a reputações típicos de regimes totalitários, “vazamentos” de supostas informações, divulgação de memes difamatórios, tudo para tentar atingir a coesão da Força, em flagrante traição ao sacrossanto respeito à hierarquia e à disciplina.”

Abaixo o texto publicado pelo Exército Brasileiro sobre a passagem de comando do Departamento de Educação e Cultura da força terrestre.

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 18 de abril, ocorreu, no Palácio Duque de Caxias, a cerimônia que marcou a passagem de Chefia do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Inicialmente, foi realizada a Inauguração do Retrato do Chefe do DECEx sucedido, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa e, em seguida, a Transmissão do Cargo no Salão Nobre para o General de Exército Richard Fernandez Nunes.

Em suas palavras, o General Lancia destacou a honra de passar por tal função, bem como as realizações de todos os seus subordinados durante sua estada no cargo. “O Sistema de Educação Militar busca preservar nossos valores, preparar e forjar os líderes do futuro. As nossas escolas estão em constante evolução e sempre pulsando. Como Chefe do DECEx, minha maior alegria foi ver a vibração e emoção nos olhos e corações de cada aluno”, finalizou.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e contou com a presença de diversos integrantes do Alto Comando do Exército de ontem, hoje e sempre e autoridades civis.

Robson Augusto – Revista Sociedade Militar – Fonte: Exército Brasileiro
* Mijada é um termo usado por militares quando o superior reprende o militar mais moderno, dá um pito, uma chamada de atenção. 


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo