O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1974 – João Carlos Marques Henriques Neto toma posse, pela segunda vez, como governador do Território.
1943 – Com poucos produtores, o carvão de uso domiciliar está desaparecendo em Porto Velho, e os que carvoeiros reclamam do baixo valor de venda da saca.
1983 – O juiz Sebastião Teixeira Chaves, de Guajará-Mirim, determinou a prisão do padre e médico Alexander Bendoraites, principal suspeito de mandante do assassinato do médico e vereador Ildair Munin, em Guajará-Mirim.
1976 – A Centrais Elétricas de Rondônia – Ceron, fez funcionar um gerador de 1 mil KW específico para atender as necessidades de energia no 2º Distrito de Vila Rondônia.
1983 – O Banco Central do Brasil aprovou, em definitivo, o funcionamento do Banco do Estado de Rondônia, Beron.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Choro. Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. Dia Nacional da Educação de Surdos. Dia Mundial do Escoteiro.
Católicos celebram São Adalberto de Praga, São Jorge (também celebrado por católicos ortodoxos, e na Umbanda e Candomblé onde é chamado Ogum).
BRASIL
1897 — Nasce Pixinguinha, compositor brasileiro (m. 1973), autor de “Carinhoso”, “Rosa” etc, é o patrono do “Choro”. 2014 — Entra em vigor a lei que regula o uso da Internet no Brasil.
MUNDO
1516 – A lei da pureza da cerveja é promulgada na Alemanha. -1564 — Nasce William Shakespeare (m. 1616), dramaturgo, autor de “Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Rei Lear e Otelo” (etc ). 1616 – Morre Miguel de Cervantes (n. 1547), romancista autor de “Dom Quixote”, o primeiro romance moderno.
FOTO DO DIAO Barão do Solimões
(na coluna do dia 20, errei, e peço desculpas. Agradeço aos que alertaram. Por isso, refaço o assunto).
Manoel Francisco Machado, o último presidente da Província do Amazonas, em 1889 foi designado por D. Pedro II o “Barão do Solimões”. Em 1918 o governo do Amazonas o homenageou denominou “Barão do Solimões” a primeira escola estadual em Porto Velho, conforme o historiador Abnael Machado de Lima (*).
Antes da sede definitiva a “Barão do Solimões” funcionou em vários locais. Em 2015 a direção da escola anunciou o centenário em 2025. Abnael reagiu: “Com a classificação de “Escola” o “Barão do Solimões” foi criado em 1918”, e em 1923 passou à condição de “Grupo Escolar”.
A construção da sede atual foi iniciada pelo governo do Amazonas, e o diretor-geral da EFMM, Aluízio Ferreira, tocou a obra. “A 12 de agosto de 1940 foram iniciadas as aulas no prédio recém inaugurado do Grupo Escolar Barão dos Solimões”, diz o historiador Aleks Palitot.
(Foto de Hart Preston, colored By: Luis Claro: o Presidente Getúlio Vargas, passando entre alunos depois de inaugurar o Barão do Solimões, em 1940. A sigla EFMM registrou o órgão construtor da escola)