O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1920 – Preso ao aprontar na zona boêmia, em Porto Velho, e ferir dois soldados, o estrangeiro Abdon Bidá foi colocado no “cepo”, preso a uma corrente.
1926 – Duas seções eleitorais funcionarão dia 3 de maio, eleição para intendentes (vereadores) e deputados estaduais à Assembleia Legislativa localizada em Manaus.
1943 – Os seringalistas Albino Henriques e Ricardo Cantanhede são elogiados em editorial do jornal Alto Madeira, pela contratação de médicos para atendimento a seringueiros e famílias, caso praticamente único no setor.
1948 – Lideranças políticas locais cobram ao deputado federal Aluízio Ferreira posição relativa à proibição de que os municípios de territórios elejam vereadores e prefeitos.
1982 – O presidente William Cury, da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Rondônia, Codaron, elogiou o apoio do Banacre para programas de desenvolvimento agrícola de Rondônia (Ass Imp Codaron).
COMEMORA-SE
Dia Internacional da Dança, Dia Mundial da Medicina Veterinária
Católicos celebram Santa Catarina de Sena, São Segundo de Asti
BRASIL
1870 – Nasce Osório Duque-Estrada (m. 1927), autor da letra do Hino Nacional Brasileiro. 1938 — Para o governo controlar o produto, o presidente Getúlio Vargas cria o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras. 2015 – Com quase dois séculos de circulação ininterrupta, deixa de circular o Jornal do Commercio (RJ), órgão dos Diários Associados. 2015 — Ocorre em Curitiba, Brasil, a Batalha do Centro Cívico.
MUNDO
1429 — Sob comando de Joana d’Arc (depois santa católica), franceses rompem inglês em Orleães. 1975 – Acaba a Guerra do Vietnã, com estimados 50 mil militares americanos e mais de 1 milhão de vietnamitas. 1980 — Morre Alfred Hitchcock (n. 1899), cineasta, mestre do suspense.
FOTO DO DIA
“Sapolândia”, era assim chamado um aglomerado de barracos surgidos no final da década de 1970, quando o Incra instalou o Projeto Integrado de Colonização “Ouro Preto”, para 2 mil famílias mas logo chegando a 3 mil, na região . em terras de antigos seringais de propriedade de Vicente Sabará Cavalcante, constante dos seringais “Ouro Preto”, “Boa Vista”, “Santa Rosa”, “Aninga”, “Curralinho”, “Miolo” e “Santa Maria”.
A sede do PIC ficava a 35 Kms de Vila Rondônia, que em 1977 passou a Município de Ji-Paraná, de onde foi desmembrado o município de Ouro Preto do Oeste, inicialmente só “Ouro Preto”, nome oriundo da “existência de um tipo de solo roxo escuro, predominante da região que eles denominavam ouro preto modal”.
Como todas cidades nascidas na era de migração para Rondônia, Ouro Preto nada tinha de estrutura, e segundo o jornalista e historiador Roberto Gutierrez, seu pai, Agenor Rocha, montou um cinema, o “Cine Teatro Ouro Preto”, na vila, local onde aconteciam reuniões as mais diversas, com a luz elétrica cedida pelo gerador do próprio cinema.