O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
12.5.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1897 – Nasce em Bragança (PA) Aluízio Pinheiro Ferreira, 1º administrador brasileiro da ferrovia Madeira-Mamoré, 1º governador e 1º deputado federal do Território do Guaporé.
1919 – A pedido de Candido Rondon, que inicia descida do Rio Guaporé, o coronel Paulo da Cruz Saldanha segue a seu encontro levando mantimentos para suprir a comitiva.
1941 – A diretoria do colégio Maria Auxiliadora (Porto Velho) publica regulamento de visitas e saídas das internas.
1950 – Festa dos 53 anos (amanhã) do deputado federal Aluízio Ferreira: alvorada, missa solene, inaugura escola no Candeias, torneios de futebol, desfile de escoteiros e vários bailes.
1983 – O deputado estadual Heitor Costa denuncia um “feudo político” na estrutura do governo de Rondônia, mas que não estava criticando o governador Jorge Teixeira.
1988 – A Lei estadual 198/88 cria o município de Machadinho do Oeste.
COMEMORA-SE
Dia Nacional e Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Dia Internacional da Sanidade Vegetal (ONU). Dia do Engenheiro Militar.
Católicos lembram São Pancrácio, São Nereu, São Aquileu, São Germano, Santa Joana de Portugal.
BRASIL
1888 – A câmara federal aprova a lei Áurea abolindo a escravidão. 1932 – Decreto do presidente Getúlio Vargas estabelece a data como “Dia das Mães”. 1913 — Nasce Jamelão (m.2008), tido como o grande nome dentre os intérpretes de Escolas de Samba. 2016 – A presidente Dilma Roussef é comunicada de seu afastamento do cargo e o vice Michel Temer assume a função.
MUNDO
1551 — Fundada em Lima, Peru, a Universidade Nacional Maior de São Marcos, a primeira universidade da América. 1982 — O Papa João Paulo II escapa de atentado em Portugal, seguranças dominam Juan María Fernández y Krohn, que ia atacar o Papa com uma baioneta. 2002 — O piloto Rubens Barrichello foi obrigado, pela equipe Ferrari, a ceder a Michael Schumacher a vitória do GP da Áustria.
FOTO DO DIAA FESTA DO DIVINO (I)
Em 2004 eu tive oportunidade única: a serviço da Escola do Legislativo e ciceroneado pelos mestres da história guaporeana, o ex-deputado estadual Walter Bartolo e o escritor e guaporeano Matias Mendes, durante 18 dias, em outra embarcação, seguir o “Barco do Divino”, onde vão personagens e símbolos da procissão fluvial da Festa do Senhor do Divino Espírito Santo no Rio Guaporé.
A procissão vai do Domingo de Páscoa até o domingo de Pentecostes, iniciando em Costa Marques, na Basílica do Espírito Santo (FOTO), visitando dezenas de vilas e cidades de um lado e outro do Rio Guaporé. Em 2004 o final foi na vila de Piso Firme, Bolívia, Rio Paraguá, afluente do Guaporé. Eu já fora a outras festas do Divino, mas dessa vez conheci detalhes.
E não entendia uma coisa: a igarité, com os símbolos e personagens maiores da festa, dava sempre três voltas em frente ao local onde ia estacionar, e na saída mais três. Eu imaginava: “É para dar tempo a quem estava distante da beira do rio pudesse chegar”. Nada disso!
Walter Bartolo explicou: “Cada volta representa uma Pessoa da Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo”.
(F. Ésio Mendes/Gov Rondônia)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo