O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
01.06.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1919 – Realizado em Porto Velho um comício em defesa dos direitos dos trabalhadores, coordenado por Manoel Maia, Amadeu Maia, João Silva, João Veja e Manoel Azevedo.
1947 – Uma nova empresa fornecedora de “carne verde” (carne de gado) em Guajará-Mirim e Porto Velho, quer se instalar, mas depende de autorização do governo do Território para funcionar.
1948 – O governador Frederico Trotta assina o decreto 83, criando a Biblioteca Pública “Raimundo Morais”, inaugurada no mesmo mês.
1983 – O deputado estadual Tomás Correia ingressou no Judiciário estadual com queixa-crime contra o governador Jorge Teixeira, pela criação, por decreto, do Tribunal de Contas do Estado.
1990 – Já aprovado, o novo PCCS do funcionalismo não pode ser aplicado, porque o governador Jerônimo Santana não mandou aos deputados a tabela de salários.
COMEMORA-SE
Dia da Imprensa no Brasil, Inicio da semana do Meio Ambiente, Dia Internacional do Leite,
Católicos celebram data de São Justino, Santo Aníbal Maria Di Francia,
BRASIL
1808 – Primeiro número do jornal “Correio Brasiliense”, fundado por Hipólito José da Costa, impresso em Londres. 1945 — Instalado o Tribunal Superior Eleitoral. 2009 – O voo 447 (Air France) Rio/Paris desaparece no Oceano Atlântico, e dos 228 mortos, 59 eram brasileiros.
MUNDO
1944 — A BBC transmite os versos iniciais de “Canção de Outono” de Paul Verlaine, senha à resistência francesa que vai começar o “Dia D”. 1937 – Nasce o ator Morgan Freeman (Invictus, Visitando Miss Davys, etc). 1962 – Responsável pelo programa nazista que assassinou 6 milhões de judeus, Adolf Eichmann é enforcado em Israel. 1967 – Os Beatles lançam “Sgt. Pepper’s Lonely…” um dos melhores álbuns da história do rock.
FOTO DO DIA
Jornalista com passagens em vários jornais de Rondônia e outros estados, Marcos Grutzmacher é ex-presidente do sindicato da categoria, onde realizou um bom trabalho, sendo reeleito. Como jornalista, cobriu vários eventos importantes, dentre eles corridas de carros e até GP de Fórmula 1 em Interlagos.
Marcos Grutzmacher foi meu parceiro em muitos anos de assessoria política. É funcionário concursado da Assembleia Legislativa, Constituinte Honorário pelo trabalho realizado durante as elaborações das Constituições estaduais de 1983 e 1989, e há alguns anos atua como instrutor da Escola do Legislativo de Rondônia, onde dá aulas de fotografia, formando mão-de-obra importante para o Estado.
Atualmente uma parte de seu dia é dedicada a transferir seus conhecimentos da arte do judô na Academia Universo, onde usa muito do que ouviu e viu do introdutor do Judô em Rondônia, mestre Bunichi Matsubara, que desde a década de 1970 mantém a formação na Associação de Judô Matsubara, em Colorado do Oeste.
Foto: O sensei Marcos instruindo um aluno com deficiência, em apresentação em frente ao Mercado Cultural.