Militares

Exército Brasileiro – Operação Ágata leva assistência médica à comunidades da Amazônia


Crédito: CMA

Manaus (AM) – Diversas ações de assistência social foram realizadas no noroeste do Amazonas durante a Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara. Em parceria com a Marinha e a Força Aérea, militares do Exército proveram atendimentos médicos e odontológicos gratuitos às populações indígenas e ribeirinhas da Amazônia.

As ações cívico-sociais e de assistência hospitalar beneficiaram a população com atendimentos médicos de pediatria, ginecologia, psicologia, nutrição, farmacêutica e laboratorial. Também foram oferecidos atendimentos odontológicos, oficina e distribuição de kits de higiene bucal. As crianças participaram de atividades lúdicas e puderam aprender algumas práticas da vida militar, como a montagem de rede de selva e o preparo da ração operacional.

O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, acompanhou as atividades e destacou a vertentes do Exército de apoio à população. Ele enfatizou que a ação é eficiente para garantir a presença e prevalência do Estado Brasileiro na região.

Na comunidade indígena de Jutaí, polo Buá Buá, as ações beneficiaram os povos indígenas das etnias Makunadeb, do Rio Solimões e afluentes. O cacique Sinezinho, de Buá Buá, agradeceu o apoio recebido. “Sou grato às Forças Armadas, somando com os povos indígenas e trazendo suporte para os povos. Estamos satisfeitos com o pessoal das Forças Armadas e com o trabalho feito aqui”.

As ações sociais do Exército fazem parte da tradição de combinar operações militares e desenvolvimento nacional. Nesse sentido, a Operação Ágata conta com uma vertente atuando diretamente no combate a crimes transfronteiriços e ambientais, e outra vertente prestando assistência social às comunidades por onde a tropa passa.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo