O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
16.06.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar (DF) o tenente-médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, 1º prefeito eleito de Porto Velho.
1921 – O padre prefeito Raymundo Oliveira inaugura uma escola do município, com cinco salas de aula, no Bairro “Favela” – área onde depois foi construído o Instituto MARIA Auxiliadora.
1972 – Portaria 1443 do INCRA cria o Projeto Integrado de Colonização Gy-Paraná, com sede em Pimenta Bueno.
1981 – Criação dos municípios de Jaru, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Espigão d´Oeste, Colorado do Oeste e Costa Marques.
1986 – Rondônia está bem próximo de meio milhão de eleitores, e em relação ao primeiro pleito estadual, há 4 anos, o aumento de eleitores chegou a154º.
COMEMORA-SE
Dia Internacional das Remessas Familiares, Dia Mundial da Tartaruga. Dia Internacional da Criança Africana.
Católicos lembram Festa do Sagrado Coração de Jesus , Santa Julita e São Ciríaco (ou Ciro)
BRASIL
1927 – Nasceu o romancista Ariano Suassuna (m. 2014), escreveu “O Auto da Compadecida”. 1950 – Inaugurado o Maracanã – Paulista 3×1 Cariocas. 1963 – Morre Lamartine Babo (n. 1904), compôs clássicos como “Eu Sonhei Que Tu estavas Tão Linda”, “Teu Cabelo Não Nega” e hinos do Vasco , Flamengo, Botafogo, América e Fluminense.
MUNDO
1868 – Nasce o russo Alexander Friedmann (m. 1925) um dos “pais” da teoria de expansão do universo e do Big Bang. 2010 — O Butão torna-se o primeiro país a instituir uma proibição total do tabaco.
FOTO DO DIA
ÚLTIMO DO GUAPORÉ E 1º DE RO
O coronel José Ribamar de Miranda foi o primeiro governador do Território a participar de mudança importante: era o ocupante do cargo no Território do Guaporé, em 1956, quando o presidente JK assinou a lei que tornou Rondon patrono do que, em 1981, o último governador do Território, o coronel Jorge Teixeira, seria também personagem, quando Rondônia passa a Estado.
Em sua administração, José Ribamar de Miranda sugeriu aproveitar as corredeiras de Santo Antônia (Rio Madeira) para a geração de energia (o que aconteceu 55 anos depois), a criação de mais municípios (eram só dois, Porto Velho e Guajará-Mirim) – o que só aconteceria em 1977, identificou área do Belmont (atual aeroporto Governador Jorge Teixeira) para ser o campo de pouso da capital.
Mandou soltar presos políticos, mas enfrentou dificuldades, conforme o historiador Francisco Matias, porque o PSP, liderado “pelo médico Renato Medeiros, era um partido que não reunia elementos necessários para compor um governo austero”.
Antes, em 1950, como secretário-geral do Território, José Ribamar de Miranda (foto) criou a Associação Guaporeense de Imprensa.