O DIA NA HISTÓRIA
Após a coluna de dia 26 (2ª feira), vai a do dia 22, como citei ontem.
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
26.06.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1872 – Equipe de engenheiros e trabalhadores da empresa inglesa “Public Works Construction Company” desembarca em Santo Antônio, onde seria o ponto inicial da Madeira-Mamoré.
1953 – Toda a equipe da Divisão de Segurança e Guarda vai fiscalizar os preços de gêneros alimentícios após denúncias de cobranças de preços muito acima do tabelado.
1982 – O presidente João Figueiredo sancionou a lei, aprovada pela Câmara Federal, criando a Universidade Federal de Rondônia.
1985 – Acusado de desmando administrativo, o prefeito Tomás Correia (PMDB) deu o troco aos vereadores e os acusou de extorsão. “O que querem é dinheiro e a prefeitura não pode atender”.
26 – 1989 – Entra em funcionamento a turbina 1 da hidrelétrica de Samuel, àquela altura ainda no município de Porto Velho.
COMEMORA-SE
Dia Mundial do Fusca. Dia Nacional do Diabetes, Dia do Metrologista, Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura (ONU), Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas (ONU),
Católicos celebram São João e São Paulo, irmãos; São Josemaria Escrivá Y Balaguer
BRASIL
1968 – Ocorre a “Passeata dos Cem Mil”, manifestação de protesto contra o regime militar no Brasil.
MUNDO
2000 – Cientistas decifram o genoma humano. 1819 – O inglês Dennis Johnson patenteia a bicicleta. 1945 — Represwentnqtes de 50 nações assinam a Carta das Nações Unidas. 1997 – É lançado o 1º livro da série Harry Potter. 2000 — Papa João Paulo II revela o 3º segredo de Fátima.
FOTO DO DIA
EFMM –
De um lado a Bolívia queria uma saída para ter acesso ao Atlântico. De outro, nordestinos, em sua maioria, invadiam uma região rica em borracha, terra invadida pertencente à Bolívia.
No dia 26 de junho de 1872, o grupo de engenheiros e trabalhadores, contratados pelo coronel americano Church, chegam e se instalam no povoado de Santo Antônio, onde as corredeiras do Rio Madeira.
A ordem era iniciar a construção da ferrovia que passaria à história como “Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, originaria a cidade de Porto Velho, 35 anos depois. Sem conhecerem o terreno, doenças tropicais que grassavam, falta de gêneros e outros problemas, a construtora abandona a obra. Grande parte desse primeiro grupo morreu de causas bem diversas.
Em 1878 nova tentativa e novo fracasso, a construtora americana P& T Collins veio, abriu 7 KM de estrada e depois de vários problemas, foram embora.
A 19 de novembro de 1903 os governos brasileiro e boliviano assinam, o Tratado de Petrópolis, oficialmente Acordo de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, e em 1907 o megaempresário Persival Farqhuar assumiu a construção da Madeira-Mamoré, inaugurada em 1912.