O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 – 99910 8325
24.06.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1914 – Fundada em Porto Velho a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, estabelecida em 1916 no bairro do Mocambo.
1919 – A Comissão Pró-Saneamento de Guajará-Mirim anunciou a instalação de um Posto de Profilaxia Rural na cidade.
1956 – Está sendo organizada a norma de torneio de briga de galos, a ser obedecido em todos terreiros galísticos de Porto Velho.
1981 – Acusado de mais de 10 assassinatos, o pistoleiro Amtonio Luiz Berto será julgado em Ji-Paraná, e a expectativa é de que, ao final seja condenado a mais de 100 anos.
1990 – As convenções do PSDB e do PTR confirmaram os nomes do ex-prefeito José Guedes (PSDB) e do deputado Osvaldo Piana (PTR), respectivamente candidatos a governador em outubro.
COMEMORA-SE
Dia do Policial e do Bombeiro Militares (Lei 13.449/2017). Dia da Indústria Gráfica. Dia do Caboclo. Dia do Disco Voador. Dia do Observador Aéreo. Dia da Araucária.
Católicos celebram São João Batista. São João da Via Salaria, São Festo
BRASIL
1950 – Mais de 80 mil pessoas na abertura da Copa do Mundo (RJ): Brasil 4×0 México. 1995 — Morre Ivon Curi (n. 1928), um dos grandes nomes da Era de Ouro do Rádio. 2001 — Milton Santos (n. 1926), um dos grandes nomes da geografia Mundial.
MUNDO
1935 – Morre o cantor argentino Carlos Gardel (n. 1890), responsável pela internacionalização do tango. 1947 — Kenneth Arnold faz o primeiro relato sobre um OVNI; é o início da ufologia moderna. 1995 — A África Sul vence a Copa do Mundo de Rúgbi, e Nelson Mandela ganha mais um round anti-apartheide.
FOTO DO DIA
O civismo e a realização de eventos da Pátria eram comuns em Santo Antônio (então MT), como na solenidade (foto) em frente à Superintendência Municipal, com crianças (das nove apenas uma menina) levando ramos de árvores. Mulheres apenas na calçada, ao fundo, e nas três janelas do prédio.
Observe-se os homens, todos de branco, paletó e chapéus, apesar do clima tropical e a solenidade realizada em espaço aberto. Em Santo Antônio àquela altura já havia algumas atividades sociais, um jornal (“Extremo Norte”), uma banda de música, corrida pedestre etc.
Há um ano instalado o município, Santo Antônio já começava a vivenciar o declínio de ser uma grande cidade no Rio Madeira, por dois motivos, primeiro por que, com a transferência, do canteiro obras e da administração da ferrovia Madeira-Mamoré para o local onde estava crescendo Porto Velho, já começava o esvaziamento socioeconômico do local.
O segundo fator é que com o avanço da produção gomífera no Oriente, a queda do preço da borracha no mercado internacional começava a se refletir na economia regional.
(F. Rondonia Minha Querida Rondonia – acervo Luís Claro)