O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
08.07.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1918 – O cel. da Guarda Nacional (GN) Antônio José da Silva Júnior e o tte. cel/GN João Vilhena de Aquino foram nomeados para organizar as forças de 2ª linha (Guarda Nacional) na região.
1967 – O deputado federal Cunha Bueno (Arena/SP) pede ao governo a conclusão da BR-364, até Cruzeiro do Sul (AC) lembrando a importância da via para a integração da região com o país.
1982 – O presidente João Figueiredo assina, no museu da Madeira-Mamoré, a Lei nº 7011, que cria a Universidade Federal de Rondônia – UNIR.
1982 – No PDS, PMDB e PT, participantes da 1ª eleição estadual, preocupa a obrigação do eleitor votar 7 vezes, em 11 municípios (dos 13, só Porto-Velho e Guajará-Mirim não elegerão prefeitos).
1987 – Sem resposta da prefeitura, moradores do conjunto Santo Antonio (PVh) derrubaram a cerca colocada por um invasor, na área prevista par ser uma praça, apesar das ameaças recebidas.
COMEMORA-SE
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador. Dia Mundial da Alergia. Dia do Panificador.
Católicos celebram Santo Aquila, Santa Priscila, Beato Eugênio III.
BRASIL
2002 –Morre Antonio Gonçalves da Silva, o “Patativa do Assaré (n. 1909), poeta e compositor brasileiro, principais obras: Inspiração Nordestina,
Cante Lá que Eu Canto Cá. 2014 – No Mineirão, pela Copa do Mundo, Brasil 1×7 Alemanha
MUNDO
1621 – Nasce Jean de La Fontaine (m. 1695), fabulista francês, autor de “A Lebre e a Tartaruga”, o “Lobo e o Cordeiro”. 1889 – Primeira edição do jornal (EUA) The Wall Street Journal.
FOTO DO DIA
1982 – URNAS AO CHÃO
No piso do ginásio Cláudio Coutinho, a “vontade do eleitor”, em uma área separada de todos os envolvidos, as urnas com os votos das seções de Porto Velho.
Voto no papel, uma trabalheira para apurar, porque muitas urnas, em regiões de acesso ruim, só chegavam, de barco, dias depois de concluído o pleito.
Três partidos participaram: PDS, PMDB e PT – que só elegeu poucos vereadores. Rondônia contava 13 municípios, e em 11, o eleitor tinha votava sete vezes: senador (3), deputado federal (1), estadual (1), prefeito (1) e vereador (1) – Porto Velho e Guajará-Mirim só 6 vezes porque não escolhiam os prefeitos.
O PDS elegeu os 3 senadores, 5 dos 8 federais (PMDB, 3) 15 dos 24 estaduais (PMDB, 9), a maioria dos vereadores, todos os prefeitos.
Entre senadores e federais, nenhum rondonienses. Dos 24 estaduais, só 2, ambos do PDS, Jacob Atallah e Osvaldo Piana.
Houve denúncia de fraude. O candidato a deputado federal João Lucena, sobre os votos que supunha terem sido retirados de sua conta, dizia: “Talvez as águas do Rio Machado expliquem”.
O Machado, onde Lucena dizia ter tido mais votos que na ata final, banha Ji-Paraná. (F. Juanito/Alto Madeira)