O DIA NA HISTÓRIA
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
09.07.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1910 – O sanitarista Osvaldo Cruz e o médico Belisário Pena chegam a Porto Velho para fazer o levantamento sanitário da obra da EFMM, visando ao combate à malária e à febre amarela.
1925 – A explosão de uma caldeira na usina de luz elétrica da Madeira-Mamoré feriu três trabalhadores e deixou Porto Velho às escuras durante dois dias.
1955 – O diretor do Serviço de Estradas de Rodagem do Território, Alcedo Marrocos, confirmou que o engenheiro Wadih Darwich Zacarias é responsável pela recuperação das pontes da BR-29 (Porto Velho/ Ariquemes).
1970 – O Decreto Lei 1110 cria o Instituto de Colonização e Reforma Agrária, em substituição ao Instituto Brasileiro de Reforma Agrária.
1981 – O jornalista Vinícius Danin confirmando que o presidente João Figueiredo é esperado em Cuiabá para assinatura dos contratos de asfaltamento do trecho Cuiabá/Porto Velho, da BR-364.
1985 – O presidente Jamil Rachid, da União de Tendas de Umbanda /SP, é o principal convidado para a X Festa dos Orixás de Rondônia, coordenada pelo presidente da FEUR Carlos Alberto Melhoral.
COMEMORA-SE
Católicos celebram Santa Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Santo Agostinho Zhao Rong Presbítero. Santo Adriano III, Santa Verônica Giuliani
BRASIL
1879 — Nasce Carlos Chagas (m. 1934), cientista, descobridor do bacilo da doença de Chagas. 1917 – Defendendo Direitos trabalhistas, fim da exploração de menores, menos carga de trabalho, começa a 1ª greve geral no país. 1932 – Começa em São Paulo “Revolução Constitucionalista”. 1980 — Morre Vinícius de Moraes (n. 1913), um dos autores de “Garota de Ipanema” brasileiro.
MUNDO
381 — Fim do Primeiro Concílio (de Nicéia) em Constantinopla, principais temas: a natureza divina de Jesus e sua relação com Deus Pai; 1ª parte do Credo Niceno; fixação da data da Páscoa. 1877 — Começa o I campeonato de Wimbledon.1935 — Nasce Mercedes Sosa (m. 2009), cantora argentina.
FOTO DO DIA
Carlos Chagas (Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas – 1879-1934) é um dos nomes da ciência no país com respaldo no mundo, foi o descobridor do bacilo transmissor da doença que leva seu nome, “Chagas”.
Entre 1910 e 1913 fez duas expedições à Amazônia, numa delas, contratado pela construtora da ferrovia Madeira-Mamoré, para verificar a possibilidade de um combate às doenças tropicais, com ênfase à malária.
Com ele veio outro médico, Belisário Pena, e nas duas cidades de então seus relatos foram os piores possíveis. Porto Velho: “A imundície é incrível (…) e o mau cheiro é de tal ordem que quase se fica sufocado. Estou horrorizado com tanta porcaria!”. Santo Antônio: “Tudo apodrece junto às habitações e o fétido que se desprende é indescritível. (…) Pode-se afirmar que toda a população (…) está infectada” (*).
Carlos Chagas fez recomendações duras à administração da Madeira-Mamoré. Indicou “doses maciças de quinino e, ao fim do dia, o recolhimento obrigatório dos trabalhadores a seus alojamentos sob mosquiteiros” (F. acampamento da obra da EFMM).
(*) https://oswaldocruz.fiocruz.br/index.php/biografia/trajetoria-cientifica/no-instituto-oswaldo-cruz/expedicoes-cientificas