ACINTE APRESENTA: “INTRODUÇÃO À POESIA CONCRETA BRASILEIRA”
Concebida e desenvolvida em nosso país durante os anos 50 e 60, a poesia concreta é uma contribuição brasileira verdadeiramente original ao cenário cultural e artístico mundial. Buscando recuperar tanto o legado de radicalidade poética do primeiro modernismo brasileiro, quanto o de criadores como o francês Stéphane Mallarmé, o irlandês James Joyce e o estadunidense Ezra Pound (mas também responder às transformações econômicas e tecnológicas sofridas pelo Brasil no pós-guerra), os poetas concretos originais (Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari) propuseram uma nova forma de pensar e compor poemas: o poeta não seria mais um bardo cantando suas dores, mas sim um designer de linguagem, valendo-se dos aspectos verbais, sonoros e visográficos das palavras.
Em dez encontros virtuais no período da tarde, de duas horas cada, sempre aos sábados, a poesia concreta brasileira será apresentada, discutida e analisada. Serão abordados temas como os seus antecedentes históricos, o ambiente cultural e artístico do Brasil nos anos 50, os fundamentos teóricos por trás dos poemas, as publicações históricas que os veicularam, a sua inevitável influência internacional e os seus desdobramentos dentro do país dos anos 70 em diante.
Felipe Paros é Mestre e Doutor em Artes pela UNESP. Especialista em Linguagens das Artes pela USP. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Vanguardas Construtivas e Conceituais, Periódicos de Vanguarda, Poesia Visual, Intersemiótica e Experimental no Brasil. É membro do Grupo de Pesquisa “Arte Construtiva e Poéticas da Visualidade” (UNESP-SP) e líder do ACINTE – Grupo de Estudos em Arte Construtiva e Poéticas Intersemióticas (UNIR-RO).
ENCONTROS
- 05.08 – Antecedentes Históricos 1 (da antiguidade ao barroco)
- 12.08 – Antecedentes Históricos 2 (as vanguardas europeias)
- 02.09 – O cenário cultural e artístico brasileiro nos anos 50
- 09.09 – Mallarmé, Pound, Joyce: o paideuma concreto
- 16.09 – Sobre o plano piloto para a poesia concreta
- 23.09 – Revista Noigandres e a Fase Ortodoxa/Heroica
- 30.09 – Revista Invenção e a abertura para outras experiências
- 07.10 – Dissidências: neoconcretismo e poema processo
- 14.10 – Influência Internacional: o caso da Poesia Experimental Portuguesa
- 28.10 – Desdobramentos: as Revistas de Invenção (o caso “Artéria”)
Obs.: Todos os encontros acontecerão aos sábados, em ambiente virtual, das 15h00 às 17h00 (Horário de Rondônia).
O período de inscrições vai de 24 de julho a 02 de agosto, pelo e-mail acinteinscricoes@gmail.
ATIVIDADE COM CERTIFICAÇÃO!
Prof. Dr. Felipe Paros