EXTRATIVISTAS RECLAMAM DE POLUIÇÃO EM RIO E COBRAM AÇÕES PARA DEFENDER O MEIO-AMBIENTE
A época do verão em nossa região, que ocorre normalmente com maior intensidade entre os meses de julho a outubro, leva muitas pessoas de Guajará-Mirim a buscar as praias do rio Pacaás Novos para diversão e lazer e como forma de combater o intenso calor que reina durante essa época.
Ocorre que durante toda essa época, os banhistas inundam as praias do rio com centenas de quilos de lixo doméstico, que afetam demasiadamente o meio-ambiente da região.
Despejado ao ar livre e por toda a extensão das praias, o lixo acaba inclusive atingindo diretamente o modo de vida daquela população tradicional.
Preocupados com a situação e contrários a sua continuação, extrativistas da Reserva Extrativista Estadual do Rio Pacaás Novos cobram das autoridades do setor de meio-ambiente medidas para coibir que lixo continue sendo depositado nas praias da região.
Embora não seja o fato dentro da área de atuação da Associação Primavera, que congrega extrativistas do Pacaás Novos, o presidente da entidade, Ronaldo Lins, demonstra preocupação para com a situação, que aumenta consideravelmente com o anúncio de mais uma edição do Festival de Praia na localidade de 3 Bocas no próximo mês de setembro.
Ronaldo Lins defende o.imperativo de compatibilizar as necessidades de desenvolvimento econômico e social e da conservação da natureza, evitando a deterioração da base de recursos naturais do município. E acrescenta ser indispensável conferir especial relevância aos recursos naturais renováveis, especialmente hídricos e florestais, evitando a extensão dos efeitos adversos de sua poluição, e promover ações destinadas a assegurar níveis convenientes de qualidade de vida, especialmente àqueles que vivem, labutam e defendem o meio-ambiente.
Fonte: A Pérola do Mamoré