O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda feira, 28 de agosto de 2023
Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1919 – Como incentivo à produção de bens de consumo, o delegado da seção local da secretaria de Agricultura do Amazonas está distribuindo gratuitamente sementes de arroz e algodão.
1938 – O Colégio Dom Bosco, dos salesianos, homenageará o 116º ano da Independência, de 4 a 7 de setembro, iluminando a fachada do prédio com as cores da Bandeira.
1951 – O brigadeiro Lysias Rodrigues propôs à Comissão de Valorização da Amazônia, para desenvolver a região, que sejam criados 15 Territórios com áreas tiradas do estados do Pará e Amazonas.
1983 – A Embrapa propõe parceria ao Governo do Estado para implantar, em áreas de solos considerados “pobres”, a cultura do dendê, como vem sendo feito no Nordeste.
1984 – Cinco presos explodem a cela do 5º DP e fogesm. Mas o delegado diz que a guarda dos reclusos é da Seijus que alega que a guarda na delegacia é da Polícia Civil.
COMEMORE
Dia Nacional do Voluntariado. Dia Nacional dos Bancários. Dia Nacional da Avicultura. Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.
Católicos celebram Santo Agostinho de Hipona, São Hermes da via Salária
BRASIL
1822 – Chegam as ordens de Lisboa: D. Pedro deveria prender os que não as aceitarem e voltar imediatamente a Portugal. 1941 —No “ar” o “Repórter Esso”, o 1º programa noticioso do rádio brasileiro. 1979 – O presidente militar João Figueiredo sanciona a lei da anistia
MUNDO
1845 — Primeira edição da revista Scientific American. 1929 – O dirigível “Graf Zeppelin” completa sua primeira volta ao mundo, em 20 dias. 1996 – O príncipe Charles e a princesa Diana formalizam o divórcio, após 15 anos de casamento.
FOTO DO DIALocalizado a 600 quilômetros de Porto Velho (via BR-364 e BR-429), o município de São Francisco do Guaporé era distrito de Costa Marques, município na fronteira com a Bolívia.
São Francisco do Guaporé (emancipado pela Lei nº 644, de 27.12.1995), foi constituído com desmembrado de terras dos municípios de Costa Marques e Seringueiras.
O núcleo inicial surge por volta de 1984, quando foi aberta a rodovia BR-429 cujas laterais foram sendo ocupadas por famílias atraídas pela abertura da rodovia.
Conta-se que o primeiro morador foi Osvaldo Laizo e sua família que abriu um pequeno comércio para abastecer os que por ali passavam ou se instalavam. A primeira missa foi celebrada Padre Damião Bermond, provavelmente vindo de Costa Marques.
Aos poucos a vila foi tendo sua organização urbana iniciada, apesar de impedida pela prefeitura de Costa Marques. Mesmo assim, o jovem Valmir de Jesus Laizo elabora o mapa da cidade, o que contribuiu para radicar as famílias iniciais, dano origem assim ao município de São Francisco do Guaporé.
(*) http://camaradesaofrancisco.ro.gov.br/sao-francisco#:~:text=Hist%C3%B3ria,para%20as%20margens%20da%20rodovia.


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo