Educadores iniciam formação para ampliar difusão da abordagem STEAM no Brasil
Formação on-line envolve 50 professores de 22 estados do país
Recentemente teve início a formação para os 50 professores que fazem parte da Comunidade de Educadores Liga STEAM – Coorte 2023 selecionados em escolas públicas e privadas, da Educação Básica ao Ensino Superior, de 22 estados do Brasil. Os professores interagirão uns com os outros e terão acesso a materiais de estudo e de pesquisa para se tornarem referência em STEAM, fortalecendo a disseminação dessa abordagem educacional no país. A lista com todos os selecionados pode ser acessada no site Liga STEAM.
Uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a Liga STEAM almeja a difusão da abordagem STEAM, que promove a aprendizagem por meio de projetos desenvolvidos pelos alunos por meio da resolução de problemas significativos. Sob orientação do professor, e trabalhando de forma coletiva, os alunos podem avaliar e propor soluções para diferentes desafios que podem envolver questões sociais, econômicas, climáticas ou outras, envolvendo conhecimentos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (daí o acrônimo em inglês STEAM).
Em 2022, outros 50 educadores participaram da formação em Educação STEAM e hoje já atuam como multiplicadores da abordagem. É o caso da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação da cidade de Varginha (MG), Vânia Flores. Ela conta que em uma das turmas de Educação Infantil (de 0 a 5 anos) da cidade uma criança chegava chorando à escola todos os dias. “O professor perguntou à turma o que eles poderiam fazer para ajudar a coleguinha e o resultado foi surpreendente”, conta ela.
As crianças acabaram desenvolvendo um robô de papelão. Com um gravador agregado, o robô comentava perguntas sobre a vida na escola. “As crianças chegaram a visitar um centro tecnológico CEFET na fase de preparação e adoraram”, comenta Vânia. “Foi um processo tão envolvente para todos que a menina, integrada ao grupo, parou de chorar: funcionou!”
Vânia diz que conhecia a abordagem STEAM por alto e que, com o curso realizado em 2022, entendeu como aplicá-la na prática. “Em qualquer idade, os alunos desenvolvem a habilidade de enfrentar e resolver problemas, sendo protagonistas das soluções encontradas, e essa é uma habilidade que eles utilizarão em benefício próprio a vida inteira”, diz ela. Hoje, a abordagem STEAM é estimulada em todo o ensino público de Varginha e os alunos já desenvolveram inúmeros projetos em sala de aula.
LIGA STEAM
A Liga STEAM é o maior programa de formação de educadores em STEAM do país. Começou em 2022, como iniciativa da Fundação ArcelorMittal e, em 2023, ganhou a adesão da Fundação Banco do Brasil. A consultoria técnica do Projeto Liga STEAM é da Tríade Educacional, referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à abordagem STEAM, e a gestão técnica é da AVSI Brasil, que atua em dezenas de projetos sociais por todo o país.