O DIA NA HISTÓRIA
Sexta feira, 13 de outubro de 2023
Por: Lúcio Albuquerque
RONDÔNIA
1940 – Toda a capa do único jornal de PVh, o “Alto Madeira”, foi ocupada pela foto do presidente Getúlio Vargas, detalhes das atividades e a chamada ao povo para a despedida, às 7 horas.
1969 – O Decreto Federal 911 autoriza o retorno das eleições, suspensas desde a década de 1920, para vereador nos municípios dos Territórios, mas os prefeitos continuam nomeados.
1982 – Com as representações do interior apresentando grande evolução, acabou o Iº Jogos Olímpicos Escolares de Rondônia, cujo campeão geral foi a escola “Barão do Solimões”, da capital.
1983 – Aos 9 anos de idade Débora Michelle Bonfante, aluna do colégio “José Otino de Freitas”, é a prefeita-mirim de Porto Velho, selecionada num concurso com representantes de escolas da capital.
1987 – O jornal Alto Madeira acusa o Cimi de estar a serviço de multinacionais, “usando a Igreja católica e os índios como escudo”, frase citada antes em editorial pelo jornal Estado de São Paulo.
COMEMORE
Dia Mundial da Visão(data móvel). Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais. Dia Nacional do Dinheiro.
Católicos celebram Santo Eduardo, São Teófilo de Antioquia. Beata Alexandrina Maria da Costa
BRASIL
1978 — O presidente Ernesto Geisel revoga o Ato Institucional nº 5 a partir de janeiro do ano seguinte.
MUNDO
1884 — Definido o meridiano de Greenwich como referência para determinação dos fusos horários. 1917 – 1917 — Setenta mil pessoas veem o “Milagre do Sol”, na Cova da Iria (Port), última aparição de Nossa Senhora de Fátima Iria. 1972 — 1972 — O voo Força Aérea Uruguaia 571 cai nos Andes, e só 12 são encontradas com vida 2 meses depois.
FOTO DO DIA
Depois de esticar uma visita prevista para 3 horas e ficar quase 3 dias em Porto Velho, o presidente Getúlio Vargas se despede da cidade.
Segundo o historiador Esron Menezes, na noite anterior, conversava com algumas pessoas, incluindo ministros e assessores, sobre a proposta de comerciantes da região de Guajará-Mirim, feita em 1937 da criação de um Território, com a capital em Guajará.
Esron: “Ele perguntou ao governador do Acre Epaminondas Martins, sobre a capital, que respondeu “Aqui é a sede da Madeira-Mamoré, a maior empresa da região e a mais importante cidade do Madeira, o certo seria Porto Velho”.
Isso, na opinião de Esron, definiu a criação do Território, pretendido só com terras de Mato Grosso, e a capital.
Ao sair, Getúlio deixou uma frase de incentivo: “Em Porto Velho, cada soldado é um operário e cada operário um soldado com o objetivo comum de trabalhar pelo engrandecimento da pátria”, o que seria a reafirmação do compromisso assumido 3 dias antes no “Discurso do Rio Amazonas”, em Manaus.
F. Ladeado por jovens e senhoras da sociedade, Getúlio se despede de Porto Velho – acervo Esron Menezes.