O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Por: Lúcio Albuquerque


Quarta feira, 25 de outubro de 2023!
WhatsApp 69 99910 8325
RONDÔNIA
1877 – O imperador Dom Pedro II autoriza a empresa P. & T. Collins (EUA) construir uma ferrovia, margeando as cachoeiras do Rio Madeira.
1917 – O temporal que desabou sobre Porto Velho destruiu várias casas e a estrutura da construção da igreja matriz católica, onde depois foi construído o Palácio Presidente Vargas.
1951 – O tenente Távora Buarque comunica ao governador Petrônio Barcelos a instalação da Vila de Cabixi, à margem do Rio Guaporé, limitada por: Rio Escondido (N), Estado de Mato Grosso (S), Bolívia (Este) e a Serra dos Parecis (L).
1956 – O deputado Joaquim Vicente Rondon comunica que a Comissão de Orçamento, da Câmara Federal, aprovou repasse de 1 milhão de cruzeiros para a Colônia de Pescadores Z-1 tenente Santana, em Porto Velho.
1979 – Índios da tribo uru-eu-uau-uau, na região de Ariquemes, atacam uma família matando duas crianças e sequestrando um terceiro, o garoto Fábio, de 6 anos.
1987 – O governador Jerônimo Santana, alegando suspeitar terem feito um “despacho” contra ele no Palácio Presidente Vargas, sede do governo, permanece despachando no prédio da Sudeco.
COMEMORE
Dia internacional contra a Exploração da Mulher (ONU), Dia Nacional do Macarrão, Dia do Engenheiro Civil e da Construção Civil, Dia do Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal, Dia Nacional da Democracia, Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo.
Católicos celebram Santa Daria, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão).São Cristiniano, São Crispim, São Crisanto.
BRASIL
1884 – Decreto de D. Pedro II autoriza os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil, 1969 – Eleito de forma indireta, Emílio Garrastazu Médici é o 28º presidente brasileiro. 1975 – O jornalista Vladimir Herzog é encontrado morto na sede do I Exército (SP). 2016 — Nasce Carlos Alberto Torres (n. 1944), capitão da seleção tricampeã mundial em 1970.
MUNDO
1962 — Os Estados Unidos levam ao Conselho de Segurança da ONU fotos de mísseis balísticos soviéticos instalados em Cuba. 1993 — Investigadores da Universidade George Washington (EUA), realizam a primeira clonagem de embriões humanos.
FOTO DO DIA
DR. BENGALA E O “DESPACHO”
Advogado goiano, Jerônimo Garcia de Santana chega a Porto Velho em 1968. Eleito deputado federal (MDB) em 1970, 74 e 78, circulava com uma bengala, daí o apelido “Dr. Bengala”.
Mantinha o mesmo discurso: defender a garimpagem manual de cassiterita, criticava todas as obras do governo e classificava de forma depreciativa os governadores do Território. Em 1981 omitiu-se na votação do projeto de criação do Estado. Em 1982 candidatou-se e perdeu a eleição para o Senado.
Em 1985 Jerônimo, prometeu acabar com os buracos nas ruas da cidade, tornando-se o 8º prefeito eleito de Porto Velho desde a criação do município, em 1915 (*), renuncia em 1986, ano em que é eleito o primeiro governador do Estado. Na campanha prometeu “governar com quem ajudou”.
Jerônimo (1934/2014) trouxe muitos assessores de outros estados e negou-se em trabalhar no gabinete da sede do governo, o Palácio Presidente Vargas, alegando que haviam colocado lá “maus fluídos”.
(*) https://www.portovelho.ro.gov.br/artigo/21740/prefeitos-de-porto-velho
Foto: Jerônimo, com a bengala (esq), o advogado Carlos Pietrobon e o deputado federal Arnaldo Martins (F. folhadosulonline.com.br)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo