NOVO HRGM
Um dos assuntos mais comentados durante a semana que finda foi o retorno das obras do novo prédio do Hospital Regional de Guajará-Mirim.
Questões políticas à parte, e com muita gente querendo ser o “pai da criança”, cabe lembrar que quando do reinício das obras, a prefeita Raíssa Bento (MDB) deixou claro que o mérito é do Governador Coronel Marcos Rocha e de seu secretário estadual de Saúde, Coronel Jeferson, cabendo ao município as reivindicações para tal e com o apoio da classe política alinhada com o governo estadual e/ou municipal.
Isto posto, pt.
CASA DO POVO
Para atrair a população para uma maior e melhor interação entre a Casa de Leis e a sociedade, penso que a Câmara Municipal de Vereadores deveria lançar uma campanha que poderia ter como slogan “Vem pra Casa de Leis”.
CASA DO POVO 1
Do ano de 1992 até o ano 2000, quando lecionei diversas disciplinas como Direito e Legislação, Filosofia e outros no Rocha Leal e Simon Bolívar, costumava levar os alunos do 3* ano para assistir as sessões, além de convidar juizes de direito e promotores de justiça para proferirem palestras no interior do Rocha Leal. É sem dúvida uma forma de transmitir cidadania aos jovens.
BASE DE RAÍSSA E DIREITA EM SINTONIA COMO NUNCA
Sempre alinhada nos últimos tempos com a Câmara Municipal de Guajará-Mirim, o grupo de apoio à prefeita Raíssa Bento (MDB) demonstra sintonia e levou até o presidente da Casa, vereador Pastor João Vanderlei (Podemos) a proclamar em um programa de rádio de enorme audiência que “A eleição de 2024 é para escolher os novos vereadores, porque a prefeita está praticamente reeleita em função de seu ótimo
trabalho”!
ALEXANDRE SE DESTACA
Na Câmara, o jovem vereador Alexandre Melo tem se destacado em sua atuação parlamentar sempre em busca de oportunidades e investimentos sobretudo entre os jovens, o narco maior de seu eleitorado.
Filho do grande político Dedé de Melo, que foi prefeito de Guajará-Mirim e também deputado estadual por vários mandatos, o vereador prova que “filho de peixe, peixinho é”!
Parabéns pelo trabalho.
ESQUERDA E DIREITA
A categorização mais recente das correntes ideológicas no estudo da política tem sido a denominação “direita ” e “esquerda”.
Para a direita, a liberdade é um imperativo. Para a esquerda, o imperativo é a igualdade.
Pode se defender o mesmo, por motivos diferentes a depender da impressão que viabiliza as reivindicações de um dado campo.
A OBSERVAR EM UMA CAMPANHA
A vontade de se preparar para uma campanha tem que ser maior que a vontade de vencer.
O processo de preparação de uma equipe que deseja êxito deve ser prévio, precisa se antecipar aos fatos, buscar alocar locais certos, as peças certas do xadrez dos bastidores.
A glória de vencer uma eleição jamais é mérito de uma só pessoa, visto que o processo eleitoral é construído a várias mãos e por várias cabeças.
ALARMANTE
Foi o fato ocorrido está semana com o sequestro de uma jovem filha de um gerente de um banco em Guajara-Mirim.
Sem que uma nova política de combate à criminalidade seja elaborada e aprovada pelo Congresso Nacional, e que as leis sejam modificadas e endurecidas contra bandidos, o País segue vivendo sob o império da violência com facções ditando as regras de vida de todo um povo pacato, ordeiro e trabalhador.
Graças a Deus, e o belo trabalho dos policiais que vieram da Capital, Porto Velho, em conjunto com os de nossa cidade, desenvolverem, a jovem foi liberada pelos bandidos na cidade boliviana de Guayaramerin, para onde a levaram como refém.
Administrador e Jornalista
Membro-Fundador da Academia Guajaramirense de Letras (AGL)
Servidor Público Estadual Aposentado