EducaçãoGuajará Mirim

GOVERNO PENALIZA POPULAÇÃO MAIS CARENTE COM SISTEMA DE MATRÍCULA ELETRÔNICA


O Governo do Estado de Rondônia, através de seus representantes área educacional, estabeleceu uma medida no mínimo inusitada quando, para o ano de 2018, adotou um tal Sistema Diário Eletrônica para que os alunos pudessem efetuar suas matrículas nas escolas da rede estadual de ensino.

Não foi levado em consideração o fato de muita gente não ter condições de acesso à internet, de não dispor de computador, ou mesmo de conhecimento técnico capaz de efetuar tal tarefa. E a medida atinge mais ainda as pessoas de baixo poder aquisitivo.

Entende-se o desejo de modernizar o ensino. Mas isso deve ser feito dentro da sala de aula, diretamente com os alunos. Não sacrificando pais de famílias, famílias inteiras, que não sabem como fazer para obter a matrícula do filho. Ademais, o endereço eletrônico disponibilizado para efetuar a matrícula é difícil de acessar. Quase sempre existe um obstáculo, um problema, e não se consegue acessá-lo.

Aqui em Guajará-Mirim, servidores da SEDUC, na representação local, alegam que cumprem uma Portaria editada em Porto Velho estabelecendo a nova fórmula de matrículas. Sim, mas são documentos burocráticos, elaborados em salas de ar condicionado e muita vezes por gente que desconhece a nossa realidade.

E ainda que a medida fosse implantada, ainda assim não deveriam tirar dos alunos e de seus pais o direito de comparecer pessoalmente à escola onde quer estudar e efetuar sua matrícula.

Governo é para ajudar o povo no seu dia-a-dia. Não para sacrificá-lo. A grita é geral, pelo menos na cidade de Guajará-Mirim.

Fonte:  Guajará Notícias – Imagem Ilustrativa


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo