Por: Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
RONDÔNIA
1940 – Norma do Conselho de Assistência e Proteção aos Menores de Porto Velho, proíbe a presença de menores em casas de espetáculos.
1949 – O governador Araújo Lima cobra, aos engenheiros da Fundação Sesp, a agilização da implantação de água e esgotos em Porto Velho e Guajará.
1978 – Serviços públicos essenciais realizados em Porto Velho e Guajará-Mirim devem ser agilizados, é a cobrança do governador Humberto Guedes.
1983 – O professor Raymundo Nonnato Castro, o Assessor do Governo Eudes Lustosa e o funcionário Zellírio Dall’Áglio, formam a comissão preparatória de instalação da Assembleia Legislativa.
1986 – A Aliança Democrática (PFL/PMDB) acabou em Rondônia, e o deputado Walter Bártolo adverte: isso compromete grandes projetos de interesse do Estado.
1990 – Assinada pelo jornalista João Tavares, reportagem mostra as mudanças do Bairro do Caiari, 10 anos depois da criação do Estado.
COMEMORE
Dia Nacional do Enfermo. Dia Internacional da Pipa. Dia do Treinador de Futebol.
Católicos celebram São Félix de Nola.
BRASIL
1926 — Nasce Baltazar (m. 1997), jogador de futebol, o “cabecinha de ouro”. 1957 — O Brasil envia tropas para o contingente da ONU no Canal de Suez.
MUNDO
1876 — Alexander Graham Bell patenteia o telefone. 1900 — A Tosca de Giacomo Puccini estreia em Roma. 1973- Elvis Presley realiza no Hawai o 1º show transmitido via satélite.
FOTO DO DIA
CASTRO, EUDES E DALL’AGLIO
O Poder Legislativo de Rondônia precede o Judiciário e o Executivo no texto da Lei 41/1981 que criou o Estado.
Capítulo II, Art. 3º: “Os Deputados à Assembleia Constituinte do Estado de Rondônia serão eleitos a 15 de novembro de 1982, devendo proceder-se à respectiva instalação no dia 31 de janeiro de 1983, sob a direção do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, até a eleição da Mesa”.
No dia 14 de janeiro de 1982 o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Darci Ferreira, “nomeou a comissão de coordenação da instalação da Assembleia Legislativa e a posse dos eleitos”.
O ex-vice reitor da Unir e adjunto da Seijus Raymundo Nonnato Castro presidiu a comissão. Outro membro era o funcionário da Seijus e ex-secretário legislativo das Assembleias de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Zellírio d’Allagrio, permanecendo em Rondônia na mesma função.
O terceiro era Eudes Lustosa, jornalista e economista, que exerceu vários cargos em Rondônia, desde a época do Território, foi o terceiro diretor da Rede Amazônica de Televisão no Estado. Atualmente Eudes (FOTO) apresenta o programa Microfone Aberto, na Rede Massa FM em Porto Velho.