O Dia na História

DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 28 de janeiro de 2024


Por: Lúcio Albuquerque
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RONDÔNIA
1878 – O navio Metrópolis sai de Filadélfia (EUA) rumo a Santo Antonio, mas afunda na costa dos EUA, com perda total de carga e poucos sobreviventes.
1950 – A Polícia já trouxe de volta a suas famílias 4 jovens que fugiram pelo Rio Madeira numa canoa. As famílias pediram que eles ficassem 24 horas presos na delegacia.
1976 – O colunista Josias de Macedo elogia o trabalho de dona Gilsa, esposa do governador Humberto Guedes. “Ela dá expediente no Hospital São José, parece mais uma funcionária”.
OBS: Uma das obras de Dona Gilsa, foi organizar o Bairro Pedacinho de Chão.
1990 – Vice-prefeito, o deputado estadual Amizael Silva é o prefeito por 30 dias e anunciou: “Contatos com o governador Jerônimo Santana, só os formais”.
1989 – Muitas armas e drogas apreendidas pelos Policiais do 1º BPM nos garimpos do Rio Madeira.
HOJE É
Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase (data móvel). Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
Católicos celebram IV Domingo do Tempo Comum, São Tomaz de Aquino,
BRASIL
1808 – D. João VI (1767/1826) decreta a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. 1949 – Morte do sambista Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela, que inspirou a criação do personagem Zé Carioca.
MUNDO
1887 — Colocada a 1ª pedra da Torre Eiffel (Paris), projetada por Gustave Eiffel. 1986 — O ônibus espacial Challenger explode após a decolagem, matando seus 7 tripulantes.
FOTO DO DIA
O FIM DO METRÓPOLIS
No dia 31 de janeiro de 1879 jornais norte-americanos noticiaram a tragédia rumo à construção da ferrovia Madeira-Mamoré: o navio Metrópólis, com 250 trabalhadores e milhares de toneladas de equipamentos para a obra, bateu em pedras na costa daquele país e afundou.
A obra, considerada de grande interesse para os Estados Unidos, também deveria usar o que o país tivesse de pessoal qualificado, também os equipamentos mais modernos que estivessem dispon[iveis.
Dos passageiros teriam escapado só 50. O navio, antes usado na Guerra Civil americana, tinha deslocamento a vela e motor, e capacidade de 407 toneladas de deslocamento. (*)
Uma publicação noticiou que, apesar do comandante do barco ter usado todas as forças dos motores, ondas imensas jogaram o barco rumo às pedras.
(*) Conforme https://manausnautica.com.br/cultura/um-naufragio-no-atlantico-marcou-a-historia-da-amazonia/
(F. Navio Metrópolis)


Edmilson Braga - DRT 1164

Edmilson Braga Barroso, Militar do EB R/1, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil.

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