Por: Lúcio Albuquerque
WhatsApp: 69 99910 8325
RONDÔNIA
1922 – O trecho da linha telegráfica entre Presidente Pena (Ji-Paraná) e Barão do Melgaço (Pimenta Bueno) será reconstruído, conforme o capitão Candido Rondon.
1942 – 1 – Falece em Porto Velho o agente da Capitania dos Portos, tenente Emiliano Melo Sampaio. 2 – Aberto o alistamento Militar para os cidadãos acima de 19 anos.
1944 – Instalado o Território Federal do Guaporé (Rondônia), no colégio Barão do Solimões, ato presidido pelo governador nomeado Aluízio Ferreira.
1954 – Como parte do 11º ano de Instalação do Território, foi inaugurado o prédio da Escola Normal “Carmela Dutra”. (AM)
1976 – Liderado pelo empresário Joaquim Pereira da Rocha, é editado o 1º número do jornal A Tribuna, terceiro diário de Porto Velho e o primeiro a circular todos os dias da semana.
1983 – O deputado estadual eleito Tomás Correia (PMDB), vai à Justiça Federal contra a criação, via decreto, do Tribunal de Contas do Estado. Ele alega que deve ser por Lei.
HOJE É
Dia Internacional do Hanseniano.
Católicos celebram o IV Domingo do Tempo Comum, São Sulpício Severo, São Josef Freinademetz, São Gildas (ou Gildásio), São Junípero Serra
BRASIL
1905 — Morre José do Patrocínio (n. 1854), jornalista, escritor e abolicionista. 2009 – Morre Hélio Gracie (n. 1913), responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil.
MUNDO
1845 — Edgar Allan Poe publica seu 1º livro, “O Corvo”, no The Evening Mirror. 1916 — I Guerra Mundial: Paris é bombardeada pela primeira vez por zepelins alemães.
FOTO DO DIAUM MÊS, QUATRO FATOS
Para muitos, especialmente funcionários públicos, o mês de janeiro é “o mais longo de todos os 12 do ano”, ainda que recebam o reforço da metade do 13º antes do dia 15 e o salário até dia 20 de dezembro, mas são as despesas tradicionais das “festas de final de ano”, que alongam esses 31 dias, mesmo período de todos os 7 meses de cada ano.
Mas é no mês de janeiro que acontecem vários fatos históricos no que hoje é Rondônia, um deles a morte do patrono do Estado, Marechal Rondon, dia 19, em 1958.
A 1º de janeiro, em 1917, assume o primeiro superintendente (prefeito) e os intendentes (vereadores) eleitos da vila que, desde 2 de outubro de 1914, fora tornada sede do município de Porto Velho.
Em 1944 o primeiro fato de ressonância no que hoje é Rondônia. No dia 29, no Grupo Escolar Barão do Solimões, Aluízio Ferreira, nomeado governador, instalou o Território Federal do Guaporé.
Trinta e oito anos depois, ainda janeiro, dia 4, o Território que, como defendiam lideranças há mais de 20 anos, passa a ser Estado naquela data instalado.
(Foto: Escola Barão do Solimões, no dia da instalação do Território)